Megaflorestas apresenta as cinco florestas que podem salvar o planeta

Compartilhar

Por Editora Voo | O futuro do planeta depende de cinco megaflorestas. E a Amazônia é uma delas. O alerta está em Megaflorestas – Preservar o que temos para salvar o planeta, do economista John W. Reid e do biólogo Thomas E. Lovejoy. O livro será lançado no Brasil pela Editora Voo, na terça-feira, dia 28/11, às 18h30, na Livraria da Vila, no Iguatemi Brasília. No dia seguinte, 29/11, será a vez do lançamento no Rio de Janeiro, em evento aberto no restaurante Brota, em Botafogo, a partir das 19h30.

John Reid estará no Brasil para falar sobre a construção da obra – lançada em inglês com o título Ever green – Saving big forests to save the planet – e os desafios climáticos globais durante os dois lançamentos, que serão realizados às vésperas da Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP 28), marcada para o início de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “A crise climática saiu do reino da teoria e especulação. Ela está aqui”, declara.

Megaflorestas traz o prefácio da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Este livro é um alimento para a esperança. Ele é fruto de uma comunhão de vidas, ideais e compromissos”, escreve a ministra. “No decorrer da leitura, depois de mapear, situar e conceituar as megaflorestas, Reid e Lovejoy passam a tratar do que podemos chamar de construção econômica da emergência climática e o papel central das megaflorestas no processamento de seu elemento central, o gás carbônico”.

No livro, os autores destacam a série de políticas públicas que foram implementadas no Brasil desde os anos 2000. “Vejo com muita esperança a atual retomada desse inspirador compromisso ambiental pela sociedade brasileira”, escreve Reid. Segundo a jornalista Sônia Bridi, que assina a quarta capa do livro, Reid e Lovejoy nos levam para dentro das megaflorestas que ainda restam no planeta. “Sem elas, a Terra não tem chances de enfrentar a crise climática e a extinção em massa. Preservá-las é mais que garantir a biodiversidade, é salvar a nós mesmos”, afirma a jornalista.

O texto dos autores em forma de diário de campo torna a narrativa leve e conduz o leitor para dentro das florestas que são um verdadeiro “alvoroço de vida”. Detalhes encantadores da natureza não escapam aos olhos atentos dos pesquisadores. Da cor da água de um riacho ao formato da cauda de um pássaro, Reid e Lovejoy tornam a leitura cativante na entrada de cada capítulo, para então seguirem na explicação sobre a importância de preservar tudo que tem ali, essencial na remoção do carbono da atmosfera.

As megaflorestas têm paisagens florestais intactas, livres de estradas, linhas de energia, minas, cidades e grandes fazendas, com rios, lagos, pântanos e picos de montanhas. “São as terras mais selvagens e biologicamente diversas do planeta”, afirmam. No mundo, segundo eles, há lampejos de progressos em todas as frentes, mas ainda não é suficiente. É preciso salvar as florestas, preservar a biodiversidade e as milhares de culturas que ali habitam. Afinal, os povos indígenas são, segundo os autores, os grupos que mais conhecem as matas, parceiros na preservação da natureza, e a gestão indígena de territórios ancestrais é uma forma viável e ética de salvar as megaflorestas.

Além da Amazônia, que cobre quase toda a região em que o continente sulamericano parece protuberante, Megaflorestas trata das florestas de Taiga, que se estende desde o Oceano Pacífico por toda a Rússia e pelo extremo norte da Europa; a boreal norte-americana, que vai da costa do mar de Bering, no Alasca, até o litoral atlântico do Canadá; a floresta do Congo, que ocupa áreas em seis países na zona equatorial e úmida da África; e a floresta da ilha de Nova Guiné, cujo tamanho é o dobro do território da Califórnia.

Lançamentos:
Dia: 28/11 (terça-feira)
Hora: 18h30
Local: Livraria da Vila – Iguatemi Brasília
St. de Habitações Individuais Norte CA 4 – Lago Norte, Brasília

Dia: 29/11 (quarta-feira)
Hora: 19h30
Local: Restaurante Brota
Rua Conde de Irajá, 98 – Botafogo, Rio de Janeiro

Para reservar seu exemplar, acesse o link da pré-venda na Loja eCycle!

Thalles Moreira

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais