Estudo comprova que existe o pior horário para tomar remédio, e ele oferece riscos à saúde. Aprenda qual é a melhor hora para tomar remédios
Você provavelmente já se perguntou qual é a melhor hora para tomar remédios. Entretanto, na maioria das vezes, profissionais de saúde e rótulos não indicam a hora certa para a ingestão de medicamentos — apenas uma janela de uso, seja de 8 em 8 horas, 12 a 12 ou 6 a 6 horas.
Por outro lado, alguns profissionais procuram a resposta na cromoterapia — ciência que estuda como o corpo humano responde aos medicamentos em diferentes momentos dos ritmos circadianos de 24 horas. Os estudos da área comprovam que uma melhor hora para tomar remédios existe – e deve ser considerada.
“O corpo não responde aos medicamentos da mesma maneira em diferentes momentos do dia. Alguns medicamentos não são tão eficazes ou tão bem tolerados se forem tomados no momento biológico errado. Não é que não sejam eficazes, mas são certamente muito menos eficazes”, disse Michael Smolensky, professor de engenharia biomédica na Universidade do Texas, Austin, ao AARP.
Os remédios interferem no ritmo circadiano?
Uma análise publicada na revista científica Frontiers in Cardiovascular Medicine comprovou que alguns medicamentos podem interferir com o ritmo circadiano.
A análise foi baseada no estudo da droga midazolam — um sedativo pré-operatório. Pesquisas anteriores sugeriram que o medicamento pode resultar na expressão reduzida de uma proteína chave do ritmo circadiano conhecida por proteger o coração contra danos.
Desse modo, Tobias Eckle, da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, e seu time analisaram quase dois milhões de registros de saúde para verificar se as taxas de complicações cardíacas pós-operatórias em pacientes que receberam midazolam diferiam dependendo da hora do dia em que a cirurgia foi realizada.
“Realizamos uma análise de um grande conjunto de dados e demonstramos que a administração de midazolam está associada a um risco aumentado de lesão miocárdica em cirurgias não cardíacas quando as cirurgias ocorrem à noite e em pacientes saudáveis. Isso sugere que o midazolam interfere no sistema circadiano em humanos”, disse Eckle.
Similarmente, outros estudos tiveram resultados similares na análise de outros medicamentos. Esse foi o caso de uma pesquisa de 2019, que analisou que o crescimento de tumores pode diminuir e fluir junto com os ritmos circadianos. Segundo a descoberta, alguns medicamentos para o tratamento de câncer de mama devem ser administrados durante a manhã para maximizar a eficácia.
Já um estudo de 2020 indicou que anti-inflamatórios não esteroides podem afetar negativamente a cicatrização óssea se tomados na hora errada. De fato, foi concluído que alguns medicamentos anti-inflamatórios de venda livre podem retardar a taxa de cicatrização óssea quando tomados à noite.
Qual é a melhor hora para tomar remédios de colesterol?
Segundo a British Heart Foundation, o melhor horário para tomar a medicação de tratamento para o colesterol alto é antes de dormir. Isso se dá porque a produção de colesterol no fígado é mais alto depois da meia-noite e mais baixo durante a manhã e início da tarde
Qual é a melhor hora para tomar remédios de hipertensão?
De acordo com AARP, “a pressão arterial apresenta um ritmo de 24 horas, maior durante o dia e menor durante o sono noturno. No entanto, especialmente depois dos 55 anos, muitas pessoas com pressão alta não apresentam essa queda noturna (…)”.
Portanto, a medicação tem uma melhor eficácia quando tomada antes de dormir.
Melhor horário para tomar remédio de azia
Se você sofre com azia durante a noite e deseja reduzir a queimação resultante da condição, os bloqueadores de histamina-2 (H2) devem ser tomados 30 minutos antes do jantar. Esse ato ajuda a controlar a secreção de ácido estomacal após a refeição e durante o período crítico noturno, quando a secreção atinge seu pico.
Melhor horário para tomar remédio de asma
Os ataques de asma ocorrem 50 a 100 vezes mais frequentemente entre 4 e 6 da manhã do que durante o dia. A medicação deve ser tomada no final da tarde se for um esteroide inalado ou no meio da tarde se for um medicamento oral.
Medicamentos para reduzir a inflamação e relaxar as vias aéreas terão efeito quando houver maior probabilidade de ocorrer ataques de asma. Ou seja, tomar a mesma dose do medicamento durante o dia e durante a noite não reduz o número de ataques.
Melhor hora para tomar remédios de rinite alérgica
Anti-histamínicos devem ser tomados uma vez por dia durante a noite ou duas vezes ao dia de manhã e à noite. Caso contrário, siga as instruções do rótulo, tomando pelo menos uma dose à noite.
Os ataques de rinite alérgica ocorrem, na maioria das vezes, durante o dia devido aos níveis de histamina elevados. Os anti-histamínicos tomados uma vez ao dia atingem seu pico 12 horas após serem tomados, portanto, o uso noturno produz melhor controle dos sintomas matinais.