Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O ovo encontrado perto da cidade de Ganzhou mede aproximadamente 29 milímetros

Uma pesquisa publicada recentemente no jornal Historical Biology revelou que um grupo de paleontólogos, geocientistas e especialistas evolucionistas da China escavaram o menor ovo de dinossauro já encontrado. Anteriormente à descoberta, o menor ovo já encontrado foi de 45,5 mm por 40,4 mm por 34,4 mm.

Os ovos foram encontrados em um canteiro de obras perto da cidade de Ganzhou em 2021, no sudeste da China – a região é conhecida pelos paleontólogos como uma das melhores do mundo para encontrar ovos de dinossauros. Ao todo, seis ovos que foram fossilizados juntos foram escavados.

Embora tenham sido escavados em 2021, a pesquisa foi concluída em 2024. Após três anos de análises, os pesquisadores concluíram que os ovos pertenciam a uma espécie do grupo de dinossauros quadrúpedes chamados terópodes e foram classificados em uma nova categoria chamada Minioolithus ganzhouensis, em homenagem à cidade chinesa onde foram encontrados.

“A morfologia do ovo e a microestrutura da casca do ovo sustentam que é o menor ovo de terópode não aviário conhecido até hoje”, afirma o novo estudo.

Entre os seis ovos analisados, o menor deles mede aproximadamente 29 milímetros e, portanto, foi classificado como o menor ovo de dinossauro já descoberto. O fóssil, em total, foi datado de 80 milhões de anos atrás, durante a Era do Cretáceo Superior.

Argentinosaurus: o maior dinossauro que existiu

Para analisá-los, os pesquisadores usaram técnicas de difração de retroespalhamento de elétrons, obtendo uma imagem geral das cascas dos ovos e das criaturas dentro delas. Segundo os especialistas, todas as técnicas de estudo utilizadas até agora foram não destrutivas – os ovos ainda estão nas mesmas condições em que foram encontrados.

“Essa descoberta aumenta a diversidade de ovos de dinossauros no Cretáceo Superior e é significativa para a nossa compreensão da evolução dos terópodes no Cretáceo Superior”, observa o estudo.

Após a nova descoberta, os pesquisadores planejam continuar estudando o local onde os ovos fossilizados foram encontrados para entender a natureza do dinossauro que os botou e como eles construíram seus ninhos. A partir disso, também acreditam que novos estudos serão capazes de revelar mais sobre o processo reprodutivo dos dinossauros em geral.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais