Documentário desmascara a propaganda duvidosa feita por algumas indústrias dos EUA que são grandes responsáveis pela emissão de poluentes
Baseado no livro Merchants of Doubt, de Naomi Oreskes e Erick Conway, o documentário homônimo, de Robert Kenner, questiona a publicidade enganosa das indústrias química, de tabaco, de combustíveis fósseis e farmacêutica diante das consequências de suas atividades, principalmente em termos de mudanças climáticas.
De acordo com a crítica do The Guardian, Kenner mostra como, nos Estados Unidos, grupos de industriais com alto poder de influência alçaram figuras midiáticas e pseudoespecialistas na defesa de argumentos a favor da não existência do aquecimento global e que colocavam em dúvida efeitos nocivos dos produtos dessas indústrias à saúde humana. Cientistas (verdadeiros) e até “enganadores” profissionais são entrevistados pelo documentarista.
Com foco na realidade dos EUA, o filme se desenrola com histórias que se iniciam na década de 1950 (época do começo da luta das indústrias de tabaco contra legislações de transparência para o consumidor) até os dias atuais, expondo esse disfarce de informações.