Cinco sinais que indicam a hora de descartar o micro-ondas

Compartilhar

Assim como acontece com qualquer eletrônico, existe um momento em que o aparelho de micro-ondas alcança a idade máxima de sua vida útil. O que isso significa? Ele começa a dar muito problema, perdendo suas principais propriedades. Em vez de ser uma ferramenta que facilita a vida na cozinha, ele acaba atrapalhando.

Descarte de micro-ondas: é reciclável?

Outro ponto a ser destacado é a sua dificuldade em ser reciclado. Isso se deve por causa da placa “marrom” de circuitos eletrônicos, que é uma peça de destinação complicada e só pode ser descartada corretamente fora do Brasil. Por esses motivos, acompanhe abaixo algumas dicas para perceber quando descartar um micro-ondas (descartando-o o melhor possível) ou se ele ainda aguenta mais um pouco:

  • O alimento demora uma eternidade para esquentar – isso quer dizer que o magnetron (peça responsável pela formação de ondas magnéticas) do micro-ondas está, muito provavelmente, começando a se desgastar. Para testar isso, coloque um xícara de água por dois minutos no micro-ondas. Se a água não evaporar, está na hora de substituí-lo (ao colocar água para esquentar no micro-ondas sempre tenha cuidado, ela pode atingir altas temperaturas mesmo sem ferver e espirrar no seu corpo ao ser movida dentro da xícara);
  • O teclado numérico emperra – tente limpar o teclado e lembre-se de desligar o micro-ondas antes de efetuar a limpeza. Se o teclado não funcionar mesmo assim, verifique com um técnico se a troca é viável;
  • Soa como um cortador de grama – se o seu aparelho está emitindo sons altos e e ruídos barulhentos, parecendo um cortador de grama, há provavelmente alguns problemas graves que justifiquem a sua substituição. Sons muito altos costumam indicar que o problema é no diodo de potência ou no condensador de alta tensão – infelizmente, ambos são caros para serem substituídos. Antes de pensar em trocar essa peça, certifique-se de que o ruído não é proveniente de algum pedaço de comida ou objeto metálico no prato;
  • Existem juntas desgastadas na porta – isso pode acontecer por conta do vazamento de radiação que o micro-ondas emite. Se você descobrir que existem juntas desgastadas em torno do aparelho, converse com um técnico sobre a possibilidade de troca dessas partes. Caso não seja possível, descarte o mais corretamente possível e compre outro;
  • Tem mais de dez anos de idade– se o seu micro-ondas está com você há mais de dez anos e está começando a dar problemas, a compra de um novo é, provavelmente, o melhor caminho. Lembrando que os aparelhos têm vida útil entre dez e 12 anos.
Micro-ondas: o que você precisa saber

Agora que você já sabe que seu micro-ondas tem validade e quando precisa ser descartado, encontre nos postos de reciclagem e dê o melhor destino para o seu aparelho.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais