Microplásticos nos ecossistemas: impactos e soluções

Compartilhar

Por Agência FAPESP | Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) organizou o livro Microplásticos nos ecossistemas: impactos e soluções que apresenta os males da presença de material plástico em rios, mares e mangues. Os autores pretendem fomentar a discussão sobre essa temática ambiental, porque os plásticos já são um dos mais importantes poluentes mundiais.

Marcelo Pompêo, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP, Teresa Cristina Brazil de Paiva, professora da Escola de Engenharia de Lorena da USP, e Bárbara Rani-Borges, doutoranda no IB-USP, pretenderam suprir uma lacuna na literatura nacional, porque há poucas pesquisas sobre o tema no Brasil, em particular sobre os ecossistemas de água doce.

O livro, em formato PDF, tem 14 capítulos e pode ser acessado gratuitamente, e sem cadastro, no endereço http://ecologia.ib.usp.br/portal/microplastico/.

Cada um dos capítulos reflete as experiências de pesquisadores da USP, reportando experimentos sobre a presença de plásticos nos cursos e reservatórios de água doce ou salgada em estudos em laboratório ou no ambiente natural.


Este texto foi originalmente publicado pela Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Carolina Hisatomi

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e protetora de abelhas nas horas vagas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais