Com a intenção de chamar atenção para o problema da poluição dos microplásticos nos oceanos, Azusa Murakami, Alexander Groves e Kieren Jones criaram uma máquina que transforma as pequenas partículas de plástico em bancos de três pernas.
De acordo com Jones, a ideia surgiu em uma viagem a uma praia britânica que, à primeira vista parecia estar normal. Mas ao se aproximarem da água, perceberam pedaços de microplástico flutuando.
Para a fabricação, é usada uma máquina constituída por uma bomba de água manual e uma comporta, que separa o microplástico do líquido através da densidade das partículas. O plástico então é separado por tamanho e utilizado na fabricação das cadeiras. Para isso, ele passa por uma máquina batizada de Sea Press, que é uma mistura de fornalha e prensa mecânica e que pode ser utilizada em barcos em alto mar.
O projeto conta com a parceria de pescadores, que usam seus barcos para a operacionalização da iniciativa, alternativa interessante sobretudo para pequenos pescadores, cujos barcos tornaram-se obsoletos e ocasionaram perda de competitividade em sua atividade.
Uma boa maneira não só de chamar atenção para esse grave problema, mas também para contribuir de maneira direta com a diminuição da contaminação dos oceanos por este tipo de material.
Visite nossas matérias sobre o problema dos microplásticos e a poluição dos oceanos para conhecer mais sobre o tema e como podemos enfrentá-lo.
Assista ao vídeo sobre o projeto (em inglês):
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais