Fachada da Casa de Metal Espaço Cultural | Foto: Stocom/Divulgação
Por Casa de Metal Espaço Cultural | O evento Conexões Sustentáveis, que acontece em 28 de março, é um debate multidisciplinar que surgiu a partir da exposição “Recursos” do artista Valter Nu, na Casa de Metal Espaço Cultural.
O tema de Lúcia Helena Xavier, sobre a mineração urbana, se alinha com o tema central sobre como as empresas, os centros culturais e os agentes da reciclagem na sociedade podem contribuir para a sustentabilidade frente às mudanças climáticas. A pesquisadora é autoridade mundial em resíduos eletroeletrônicos e economia circular. Ela é titular do CETEM, o Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, MCTI.
Conforme afirma Silvia Toledo, gestora cultural da Casa de Metal, “a COP30 vai acontecer no Brasil e o Conexões Sustentáveis é uma ótima oportunidade para atualização em sustentabilidade para profissionais e estudantes de todas as áreas, esse é o assunto do momento no Brasil”.
As inscrições são gratuitas e inclui certificado de participação. A programação completa do evento junto com os demais palestrantes estão na agenda da Casa de Metal, clique aqui.
Na parte de centros culturais, a diretora da consultoria Regenera Museu, Lucimara Letelier traz a postura inovadora de como gestores culturais e artistas podem estar presentes com ações pelo meio ambiente.
Sobre resíduos industriais, um trabalho diferenciado a ser apresentado é o de Rosane Dias e o aproveitamento de agregado siderúrgico. Raquel Vieira, a arte-educadora Flora Manga, apresenta o projeto Histórias do Aço. O trabalho de ambas é apoiado pela indústria Usiminas.
A nova diretora executiva da associação Pimp My Carroça, a catadora de resíduos recicláveis Nanci Darcolléte reúne em sua apresentação o estado atual da atividade. Um destaque é o aplicativo Cataki, que permite aos catadores serem localizados no mapa digital do Google.
Ao final, uma conversa com o artista internacional Valter Nu, que é o criador da exposição e da integração das ideias industriais e artísticas do Conexões Sustentáveis. No fechamento, a curadora Marianne Farah Arnone convida o público para uma visita guiada pela exposição “Recursos”. Vale ressaltar que esse nome revela a ideia de um novo curso, um novo caminho para os materiais, como no logotipo “re_Cursos”.
A Casa de Metal Espaço Cultural é um dos mais novos centros de arte da cidade de São Paulo, localizada numa área de poucos espaços de cultura, o bairro Campo Belo, num imóvel que é destaque da arquitetura modernista. Desde 2022, o local apresenta exposições, shows musicais, teatro e palestras. Também inclui atividades relacionadas aos metais, como o acervo histórico, artístico e bibliográfico.
A Casa de Metal é uma realização do Instituto Cultural Quattro, Quattro Projetos e do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com chancela da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. A manutenção do espaço e as atividades culturais de 2025 são patrocinadas pelas empresas AVB, Carboox, CBMM, Heraeus, Instituto Cultural Vale, Reframax, RHI Magnesita, Usiminas e White Martins.
A ABM foi fundada em 1944 para promover o desenvolvimento técnico-científico e a inovação, além de criar ações coletivas de desenvolvimento e suporte à indústria e ao meio universitário.
O Conexões Sustentáveis será a atividade de encerramento da exposição Recursos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no dia do evento ou via internet na plataforma Sympla.
A visita à Casa de Metal Espaço Cultural é aberta ao público, de terça a sábado das 9h às 18h.
Conexões Sustentáveis – dia 28 de março – sexta-feira – das 14h às 19h
Local: Casa de Metal Espaço Cultural – contato por whatsapp: 11 91313-6125
Endereço: Rua Antonio Comparato, 218 – Campo Belo – São Paulo – SP
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais