Foi assinado, no dia 23 de novembro, o Pacto Setorial entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O documento tem como objetivo reduzir em 40% o consumo de sacolas plásticas em todo o país até 2015. O presidente da ABRAS assinou o pacto com o MMA, no âmbito do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentável (PPCS).
Após a assinatura, algumas ações estão previstas, como campanhas de redução de sacolas plásticas nos postos de venda e treinamento dos funcionários dos supermercados para a orientação ao consumidor sobre o quanto é importante a redução do uso de sacolas plásticas. Essas ações ainda terão o apoio de campanhas publicitárias nas próprias lojas e em outros meios de comunicação, além de eventos entre as associações estaduais (segmentos da ABRAS),
A cerimônia de assinatura foi realizada no prédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Por que reduzir as sacolas plásticas
Os supermercados brasileiros distribuem mensalmente um bilhão de sacolas plásticas, o que dá uma média de 66 sacolas para cada habitante. 80% desse total acaba sendo utilizado em lixeiras domésticas, e o mesmo número (ou seja, 80%) de todos os resíduos plásticos, no Brasil, são usados apenas uma vez e depois descartados.
O descarte incorreto de sacolinhas pode gerar consequências graves ao meio ambiente, principalmente em mares e rios, pois elas demoram cerca de 200 anos para se decomporem na natureza.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais