A miopia é uma condição ocular na qual a pessoa enxerga os objetos de perto com clareza e os distantes embaçados. Ela é extremamente comum. Segundo a American Optometric Association, quase 30% dos norte-americanos são míopes. Até o ano de 2050, metade da população mundial terá miopia, e a condição deve crescer mais no Brasil que nos EUA. Mas a boa notícia é que a miopia possui tratamento.
O sintoma mais óbvio da miopia é a visão embaçada quando se olha para objetos distantes. As crianças podem ter dificuldade em ver a lousa na escola. Os adultos podem não conseguir ver claramente a sinalização de trânsito.
Esses sintomas geralmente desaparecem com a utilização de um óculos adequado ou lentes de contato. As dores de cabeça e a fadiga ocular poderão durar de uma a duas semanas até a adaptação total ao novo óculos ou lente de contato.
De acordo com o National Eye Institute, a miopia é frequentemente diagnosticada entre as idades de 8 e 12 anos. Nessa idade, os olhos estão se desenvolvendo, então sua forma pode mudar. Os adultos também podem ficar míopes devido a certas condições de saúde, como diabetes.
Estresse visual é outro fator de risco para a miopia. Ler, usar computador ou realizar trabalhos muito detalhados são exemplos de atividades visuais estressantes para os olhos.
Entretanto, a miopia também pode ser uma condição hereditária. Se um ou ambos dos pais são míopes, é provável que o filho também seja.
A miopia é causada por um erro de refração. Esse tipo de erro ocorre quando o olho não focaliza a luz corretamente, resultando em visão turva.
A retina é a superfície na parte de trás do olho que capta a luz. Ela transforma a luz em impulsos elétricos que o cérebro lê como imagens.
Um olho com miopia foca incorretamente, pois seu formato é levemente anormal. Um globo ocular míope costuma ser um pouco longo demais, e às vezes sua córnea (cobertura transparente na frente do olho) é muito arredondada.
O oftalmologista pode diagnosticar a miopia, realizando um exame oftalmológico completo.
Óculos e lentes de contato são exemplos de corretivos para a miopia. Esses dispositivos compensam a curvatura da córnea ou o alongamento do olho, deslocando o foco da luz ao entrar no olho.
A relevância da prescrição médica dependerá de quão longe a pessoa pode enxergar. Pode ser necessário usar lentes corretivas o tempo todo ou apenas para certas atividades, como dirigir.
As lentes de contato geralmente oferecem um campo mais amplo de visão corrigida do que os óculos. Elas são aplicadas diretamente nas córneas dos olhos. Entretanto, alguns pacientes não toleram lentes de contato porque irritam a superfície dos olhos.
Já a cirurgia refrativa é uma forma permanente de correção para miopia. Também chamada de cirurgia ocular a laser, o procedimento remodela a córnea para concentrar a luz na retina. A maioria das pessoas que faz uma cirurgia refrativa do olho não precisa mais usar lentes de contato ou óculos.
A maioria dos pacientes com miopia vê melhora acentuada com o tratamento. E, se ele for feito precocemente, pode prevenir dificuldades sociais e acadêmicas que tendem a acompanhar a deficiência visual.
A miopia não pode ser evitada. No entanto, de acordo com a Mayo Clinic, algumas pesquisas sugerem que o seu aparecimento pode ser postergado.
Se notar alguma alteração na visão, como visão turva ou contorno ao redor das luzes, entre em contato imediatamente com seu oftalmologista. Cuidar bem dos seus olhos pode ajudá-lo a enxergar melhor por mais tempo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais