Por MMA | O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, está promovendo o curso “Gestão da Qualidade do Ar”, com o objetivo de capacitar interessados sobre o tema, demonstrando as principais fontes de poluição e suas consequências sobre a saúde humana, o meio ambiente e a economia.
O curso apresenta o panorama da gestão da qualidade do ar no país e os principais instrumentos e tecnologias existentes voltados ao planejamento e gerenciamento de sua qualidade. Tem como público-alvo a sociedade em geral, dentre professores, pesquisadores e alunos interessados no tema, além de gestores, servidores e técnicos que trabalham nas áreas de qualidade do ar e da saúde, nos três níveis de governo.
Desenvolvido em quatro módulos, o curso tem carga horária de 30h e é oferecido na plataforma de educação à distância do MMA. Estão abertas 3 mil vagas e a data máxima para conclusão é 31 de julho de 2023.
O primeiro módulo apresenta uma introdução à poluição atmosférica e seus impactos à saúde; os métodos de prevenção e controle das emissões de poluentes atmosféricos; o objetivo do monitoramento da qualidade do ar e a legislação aplicada.
O segundo módulo apresenta as redes de monitoramento da qualidade do ar no país; os critérios para instalação das estações de monitoramento; os modelos de gestão de redes e as formas de certificação, validação, interpretação e divulgação dos dados monitorados. O terceiro módulo é mais técnico e trata dos diversos tipos de equipamentos de monitoramento da qualidade do ar e do Plano de gestão para a operação, calibração e manutenção de uma estação de monitoramento. Já o quarto módulo trata da modelagem de dispersão de poluentes, dos inventários de emissões atmosféricas, dos planos de controle de emissões e dos relatórios de avaliação da qualidade do ar.
Espera-se que os participantes desenvolvam uma compreensão abrangente sobre os fatores que influenciam a qualidade do ar, a importância de seu monitoramento e que sejam capazes de aplicar esse conhecimento em suas áreas de atuação. Dessa forma, se tornarão agentes de mudança capazes de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de contribuir para a saúde e melhoria da qualidade de vida da população.
Os concluintes do curso receberão um certificado emitido pelo MMA.
As inscrições devem ser feitas na plataforma de Educação à Distância do MMA.
Este texto foi originalmente publicado por Ministério do Meio Ambiente de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais