Moda vintage é um termo usado para se referir a peças de roupa que foram feiras há no mínimo vinte anos. O vintage é diferente do retrô, pois a moda vintage promove o uso de peças realmente antigas, ou seja, fabricadas há vários anos. Já o termo “moda retrô” se refere a um costume muito usado pela indústria do fast fashion: ressuscitar elementos da moda vintage, repaginá-los e fazer versões atualizadas, porém com um ar retrô.
No mundo da moda, o termo moda vintage é usado para peças fabricadas a partir de 1920 e até um período de vinte anos do momento presente. Por conta disso, muitas vezes a moda vintage tem um ar de luxo, como no caso da utilização de itens que pertenceram à Princesa Diana por outros membros da realeza britânica.
Porém, a moda vintage não precisa ser baseada em artigos de luxo. Ao contrário, usar peças antigas se encaixa muito bem em um guarda-roupas sustentável, já que basta frequentar bazares ou brechós para encontrar itens de moda vintage por preços super acessíveis e com qualidade.
A indústria da moda é uma das mais agressivas do mundo capitalista. Cada peça de roupa exige o cultivo e extração de fibras vegetais, a manufatura das peças, tingimento, costura e esforços de transporte e logística até que chegue ao corpo de seus usuários. E, com tudo envolvido, fazer roupas sustentáveis não é nada fácil – e nem barato.
Assim, a melhor forma de reduzir o impacto causado pelas suas peças de roupa é adotar um dos princípios básicos do slow fashion e que casa perfeitamente com a adoção de uma moda vintage: a reutilização de roupas. Comprar uma peça de roupa que já foi fabricada e cujo consumo não exige o consumo de novos recursos naturais é um ótimo caminho para repensar a pegada ecológica do seu estilo.
Ao adotar a moda vintage e escolher pela compra de produtos em bazares e brechós você encontra produtos de qualidade, feitos com fibras em geral mais resistentes do que as utilizadas atualmente pelas lojas de confecção mais baratas e ainda economizando os recursos naturais necessários à fabricação de peças novas. Muitas lojas de venda de roupas usadas estão disponíveis on-line e contam com opções como provador virtual e até pechincha de preço.
Se você tiver itens de moda vintage parados no seu armário, também pode aproveitar para revendê-los e impedir que acabem sendo descartados de forma incorreta. Outra opção é doar a roupa para quem precisa. Para doar ou se precisar de postos de descarte que promovem o descarte correto de tecidos, confira os locais mais próximos no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais