Um projeto finalista de um festival sobre soluções urbanas despertou muita curiosidade. Chamado de PPlanter, a ideia consiste em toaletes que tratam urina e águas residuais de pias e privadas com biofiltros modulares.
O PPlanter foi construído graças ao trabalho voluntário e um orçamento de apenas US$ 2 mil. O projeto, finalista no concurso San Francisco Urban Prototyping Festival, nos EUA, possui um design ecológico criado pelo Hyphae Design Laboratory, em Oakland, Califórnia.
Suas instalações funcionam para homens e mulheres. Não existe muita privacidade, pois trata-se de uma pequena cabine “semi-privada”. Para os homens, o processo é simples; as mulheres, no entanto, é necessário o uso de um funil (à venda em supermercados) para acertar o local correto na hora de fazer xixi.
Quando chega em um determinado nível, o reservatório de urina utiliza um sistema de filtragem de bambu que converte o líquido em fertilizante para as plantas. Sensores instalados nesses reservatórios permitem que os usuários possam ver, por meio de um aplicativo instalado em seu celular, onde existem plantas secas e que precisam de água pela cidade.
Quando o nível de urina começa a baixar, os sensores emitem alertas para o aplicativo e também acendem uma luz no mictório vazio.
Confira o vídeo abaixo, em inglês, que explica um pouco mais essa ideia. Para saber mais a respeito, visite o site oficial.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais