O molho de pimenta é uma receita preparada com uma ou várias variedades de frutas picantes das famílias Solanaceae, Myrtaceae e Piperaceae. Ele serve como acompanhamento de pratos, geralmente carnes ou frituras, e pode trazer um sabor picante único para o seu jantar. Como existe mais de uma espécie de pimenta, é possível preparar diversos tipos de molhos, dos mais picantes aos mais leves, de acordo com seu gosto.
Apesar do molho de pimenta ser uma versão triturada e transformada em líquido da fruta, ele ainda pode fornecer benefícios à saúde. A pimenta é rica em nutrientes benéficos para o organismo humano, sendo o principal deles o antioxidante capsaicina. Essa substância é conhecida por seus compostos bioativos e por ser responsável pela ardência da pimenta.
Outros nutrientes e minerais presentes na pimenta tradicional (vermelha) são:
Para saber mais confira a matéria: “Os incríveis benefícios da pimenta para a saúde”. É importante lembrar que o consumo exagerado da pimenta pode causar efeitos colaterais como:
Faça um consumo responsável e se não for acostumado com pimentas de ardência alta, evite sua ingestão.
Atualmente, a pimenta mais ardida do mundo é a Carolina Reaper, espécie criada em laboratório pelo americano Ed Currie. Por esse mesmo motivo, o molho de pimenta mais ardido do mundo é o da Carolina. O nível de ardência da pimenta pode chegar até 2 milhões na escala de Scoville.
Apesar da especialidade não ser facilmente encontrada para consumo em mercados, como fruta, ela pode ser encontrada como molho. Algumas marcas já têm trabalhado para trazer o sabor da Carolina para o Brasil, como uma opção em seus diversos molhos. Antes de experimentar esse tipo de pimenta lembre-se que sua ingestão é mais fácil para pessoas que já estão acostumadas com variedades ardentes, se você não está acostumado é recomendado evitar o consumo. Evite também o contato do molho com os olhos.
Para saber mais a respeito dessa espécie, confira o texto: “Carolina Reaper: a pimenta mais ardida do mundo”.
Para a preparação do molho de pimenta, os passos são praticamente os mesmos para qualquer variedade. A seguir, separamos uma receita de molho de pimenta que você pode experimentar em sua dieta:
Fez o consumo de molho de pimenta demais e agora está com a boca ardida? Para resolver o problema basta beber um pouco de leite. Isso porque a capsaicina da pimenta, substância responsável pela ardência, é solúvel na gordura do leite e o ato pode amenizar o efeito. Não beba água, pois o antioxidante não é solúvel na bebida e não vai melhorar os sintomas de ardência.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais