Molho de tomate pronto pode parecer uma opção muito mais simples e prática, ainda mais com a correria do dia a dia, porém não é lá muito saudável, já que o molho de tomate pronto enlatado pode conter bisfenol, um conservante suspeito de causar disfunções hormonais (entenda mais sobre o tema na matéria: “Conheça os tipos de bisfenol e seus riscos“). Listamos abaixo cinco tipos de receita de molho de tomates caseiro para que você faça o seu próprio molho de tomate. É mais simples do que você imagina!
Molho de tomates caseiro com cenoura
Ingredientes
500 gramas de tomate para molho (redondos ou compridos e bem maduros)
Coloque em uma panela o azeite com a cebola, o aipo e a cenoura picada para dourarem;
Acrescente os tomates lavados e cortados, o sal e o manjericão e deixe cozinhar em fogo bem baixo (mais ou menos meia hora). Mexa de vez em quando para não queimar – o molho pode borbulhar, então deixe a panela tampada ou semi tampada;
Passe o molho pelo processador de verdura, deixando-o homogêneo;
Verifique se a consistência está firme; se estiver muito aguada, volte o molho à panela e cozinhe-o mais um tempo em fogo baixo.
Descasque o alho e coloque-o inteiro na frigideira para dourar no azeite.
Quando o alho estiver dourado, coloque os tomates cortados ao meio e deixe-os cozinhar em fogo médio na frigideira aberta junto com a folha de louro seca.
O molho estará pronto quando o tomate começar a soltar sua casca
Lave e corte os tomates ao meio e coloque-os em uma assadeira.
Espalhe sal por cima, coloque o alho bem picadinho (retire o fio de dentro do alho, pois pode causar indigestão), as ervas e espalhe um fio bem abundante de azeite por cima.
Leve ao forno 180°C por uns 20 minutos até que os tomates fiquem com a casca dourada-amarronzada.
Misture os tomates e está pronto o molho para acompanhar qualquer macarrão.
Molho de tomate com alho, óleo e pimenta
Ingredientes
2 dentes grandes de alho
6 colheres de sopa de azeite
1 pimenta cayena fresca
3 tomates
sal a gosto
Modo de preparo
Em uma frigideira, coloque os dentes de alho inteiros e a pimenta (inteira ou picada) para dourarem no azeite em abundancia;
Junte os tomates para dar gosto e cor ao molho. Espalhe uma pitada de sal e pronto;
Retire o spaghetti cozido da água (uns dois minutos antes do cozimento indicado na embalagem) e jogue-o na frigideira para pegar o sabor do molho de tomates caseiro.
Equipe eCycle
Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.