Coletando vasilhames por cerca de 30 anos, monges reutilizaram mais de 1,5 milhão de unidades na construção de templos e outros edifícios
Não sabe o que fazer com as garrafas de vidro que sobraram do feriado e está com a consciência pesada de jogá-las no lixo e não serem recicladas? Talvez os monges budistas do templo Wat Pa Maha Chedi Kaew, ou Wat Lan Kuadde de Sisaket, uma província da Tailândia, possam te dar uma luz.
Coletando garrafas desde 1984, os monges resolveram utilizá-las para a construção de edifícios em seu templo. Os resultados foram tão satisfatórios que encorajaram autoridades locais para que lhes enviassem todas as garrafas que fossem coletadas, criando assim um complexo com mais de 20 construções utilizando-se das garrafas de bebida, o que incluiu o tempo principal, salas de oração, torres de água, banheiros para turistas e pequenos bangalôs que são utilizados como quartos pelos monges.
Agora conhecido como “O Templo das Milhões de Garrafas”, algo que poderia ser classificado como uma forma de arquitetura sustentável, já entrou para o circuito de ecoturismo do sul da Ásia. No total há mais de 1,5 milhão de garrafas reutilizadas e os monges pretendem usar mais. Segundo o abade dos templos, San Kataboonyo, o quanto mais garrafas conseguem coletar, mais construções farão.