A montadora japonesa Honda descobriu uma solução para o maior problema de seus carros elétricos: a bateria. Compostas por itens altamente tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente, os “materiais de terra rara” feitos de rochas alcalinas e outros minerais são um de seus principais componentes.
O processo de reaproveitamento desenvolvido pela Honda extrai até 80% dos materiais de terra rara, resgatando seu mais alto nível de pureza e podendo ser 100% reaproveitado para a fabricação de novas baterias. Mais detalhes da tecnologia para reciclagem não foram divulgados.
Os materiais que compõem a bateria elétrica têm alto custo e agridem o meio ambiente. Agora, com a técnica desenvolvida pela Honda, o impacto das baterias na natureza será muito menor.
Com a reciclagem destes materiais, o custo de fabricação de uma bateria cairá junto com a exploração de minerais. A montadora pretende ainda conseguir reduzir os custos de fabricação de seus carros híbridos e elétricos e aumentar sua capacidade de reciclagem. No futuro, é possível que até as baterias normais de carros movidos a gasolina possam ser recicladas.
Com agências de notícias
Veja também:
-Internet e novas tecnologias reduzem emissões, diz ONU
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais