O lixo doméstico envolve os resíduos não-recicláveis, como o absorvente íntimo feminino. Assim como as fraldas de bebês, esses produtos contêm elementos químicos e materiais que, quando amalgamados, dificultam a reciclagem ou o simples reaproveitamento parcial de algumas de suas peças, e ainda demoram centenas de anos para se decomporem.
No entanto, existem alternativas para substituir esse produto sem perder aspectos de higiene e de praticidade. Uma das invenções mais curiosas e eficientes é o Mooncup.
Feito de silicone hipoalérgico, o coletor menstrual, que tem um formato de cone, é introduzido na vagina ainda dobrado para então se soltar e ficar apto a receber o fluxo menstrual. Após um período que varia de quatro a oito horas, a mulher deve retirar o objeto e limpá-lo com água corrente. Quando a menstruação do ciclo termina, é recomendável uma lavagem mais específica.
Assim, quem opta pelo Mooncup, não gasta os cerca de 11 mil absorventes comuns que uma mulher pode usar durante a vida toda e evita que os mesmos sejam descartados incorretamente, causando transtornos em lixões e aterros. O coletor menstrual, de acordo com seus fabricantes, pode ser usado por muitos anos.
Se inserido corretamente, o coletor menstrual Mooncup pode ser tão confortável que a usuária sequer sente sua presença. Membros da equipe afirmam que com o passar do tempo se adquire a prática e colocar e retirar o coletor menstrual fica bem mais simples.
O produto possui dois modelos de tamanhos diferentes que são indicados levando em consideração aspectos como idade e a o fato de já ter tido filhos. Pele sensível ou alérgica também não são problemas para quem quer utilizar o coletor menstrual, que tem medição em milímetros, o que pode ajudar mulheres que precisam saber o fluxo menstrual por questões médicas.
Se você quer experimentar a novidade, há lojas no Brasil que disponibilizam o Mooncup.
Tenha mais informações sobre o produto clicando aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais