O morango é uma fruta pouco calórica e rica em antioxidantes, vitamina C, manganês, potássio e compostos vegetais que podem ter benefícios para a saúde do coração e ajudar no controle do açúcar no sangue. É comum que o morango (Fragaria vesca) seja consumido fresco in natura, mas ele também pode ser usado em diversas receitas, como geleia, sorvete, mousse e vitaminas.
O morango possui mais de 25 antocianinas diferentes. Essas substâncias são responsáveis por suas cores brilhantes. Além disso, estudos descobriram uma relação entre o morango e suas antocianinas com a melhoria da saúde do coração (confira estudos a respeito: 1, 2).
Outros estudos observacionais relacionaram o consumo de frutas vermelhas a um menor risco de mortes relacionadas ao coração. O consumo de morango também pode diminuir o estresse oxidativo, reduzir a inflamação, melhorar a função vascular e reduzir o colesterol ruim (LDL). Além disso, ele pode ajudar na prevenção do câncer.
Alguns estudos (3, 4, 5, 6) indicam que os morangos parecem retardar a digestão da glicose e reduzir picos de insulina após uma refeição rica em carboidratos, em comparação a uma refeição rica em carboidratos, mas sem morangos. Nesse sentido, a fruta pode ajudar a prevenir a síndrome metabólica e a diabetes tipo 2.
O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células anormais. Sua formação e progressão está frequentemente ligada ao estresse oxidativo e inflamação crônica. Estudos sugerem que frutas, como os morangos, podem ajudar a prevenir vários tipos de câncer por meio de suas ações anti-inflamatórias e capacidade de combater o estresse oxidativo – causados pelos radicais livres (confira estudos a respeito: 7, 8, 9).
O morango é um alimento fonte de vitamina C, um antioxidante necessário para o bom funcionamento do sistema imunológico e para a saúde da pele. Além disso, o potássio presente na fruta é um mineral envolvido em muitas funções essenciais do corpo, como a regulação da pressão arterial.
O fruto também está ligado à melhor absorção de ferro dos alimentos e no processo de cicatrização de feridas.
Para remover impurezas do fruto, é necessário lavar bem o morango em água corrente, unidade por unidade. Após isso, a sanitização da fruta deve ser feita com hipoclorito de sódio ou água sanitária comercial. Se a água sanitária for utilizada, a proporção é de 5 ml de água sanitária para 1 litro de água.
Os morangos devem ficar nessa solução por 10 minutos e depois serem enxaguados em água potável.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com gelo.
Em uma panela média, coloque os morangos, o sumo de limão e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo algumas vezes. Quando a calda estiver grossa e as frutas bem macias, a geleia pode ser transferida para um pote e ser servida.
Pique as bananas e os morangos e leve para o congelador, deixando por no mínimo 2 horas. Depois disso, transfira as frutas congeladas para um processador de alimento ou liquidificador, adicione o suco de 1/2 limão e bata até formar uma massa de sorvete bem homogênea. Transfira para uma travessa e leve para o congelador, deixando gelar por no mínimo 4 horas.
Não se esqueça de lavar os morangos antes de preparar as receitas.
O morango é uma planta que pode ser cultivada em vasos. Para isso, é necessário um solo arenoso-argiloso rico e um recipiente de 25 a 30 centímetros de diâmetro e 20 centímetros de profundidade com um orifício de drenagem no fundo. Para plantá-lo, você pode optar por sementes ou mudas. No caso das mudas, as copas da planta devem ficar logo acima da superfície do solo.
Sempre que sentir que o solo está seco, você deve regar, mas sem deixá-lo encharcado. Períodos de clima mais quente e seco podem exigir duas regas por dia. Além disso, o vaso deve ficar em um local que receba pelo menos seis a oito horas de sol para garantir a quantidade de luz necessária às plantas. Lembre-se também de proteger a fruta de ventos moderados ou intensos, bem como de chuvas fortes e granizo.
Ao crescerem, os morangos não devem encostar na terra, pois podem apodrecer e fazer com que fungos proliferem. Em cerca de dois meses, as frutas devem aparecer e podem ser colhidas. Mas, caso não apareçam, pode ser que o clima da sua região esteja influenciando e elas demorem um pouco mais.
Plantar um morangueiro é uma forma acessível de consumir a versão orgânica da fruta, principalmente se você pratica compostagem, já que esta atividade garante o fornecimento de húmus, um material rico em nutrientes que dispensa o uso de agrotóxicos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais