A mosca-das-frutas é um inseto da família Drosophilidae, também conhecido por seu nome científico “Drosophila melanogaster”. Embora nativa das regiões tropicais do Velho Mundo, essa mosca foi introduzida para quase todas as regiões do mundo, com exceção da Antártica, já que essa espécie não sobrevive em climas frios.
Os únicos aspectos que limitam os habitats que a mosca-das-frutas pode viver são a temperatura e a disponibilidade de água, uma vez que o desenvolvimento da espécie é dependente de temperaturas mais altas. Além disso, o seu nome científico, Drosophila melanogaster, significa “amante do orvalho”, que implica sua necessidade de umidade.
Em geral, existem duas famílias das quais a mosca-das-frutas pertence, a Drosophilidae, como já mencionado, e a Tephritidae. Ambas as espécies são conhecidas popularmente pelo mesmo nome, que é derivado de sua atração pelo cheiro de frutas e outros alimentos amadurecidos.
Apesar de ser um animal pequeno, atingindo 3 milímetros, a mosca-das-frutas pode ser um visitante indesejável. Isso é uma resposta à sua rápida reprodução, que pode facilmente resultar em uma infestação desses insetos.
Em um habitat ideal, essas moscas podem botar até 500 ovos durante seu ciclo de vida, uma vez que atingem a maturidade sexual.
A mosca-das-frutas é atraída, principalmente, pelo cheiro de frutas e outras matérias orgânicas amadurecidas ou em processo de decomposição e fermentação. Ela pode aparecer durante todo o ano, mas é mais comum durante o verão e o outono. Por não aguentar climas frios, o inseto busca abrigo durante os meses de baixa temperatura.
Sua reprodução depende de ambientes onde alimentos não refrigerados são armazenados, uma vez que as fêmeas botam seus ovos na superfície de alimentos fermentados ou outros materiais orgânicos úmidos. Assim que os ovos eclodem, as larvas da mosca-das-frutas se alimentam desses produtos, prejudicando a integridade de frutas e vegetais disponíveis.
Mesmo sendo mais comum em locais com frutas e vegetais não refrigerados, essas moscas também podem se reproduzir e infestar locais como ralos, trituradores de lixo, garrafas e latas vazias, recipientes de lixo, esfregões e panos de limpeza.
O melhor método de prevenção contra a mosca-das-frutas é a eliminação de fontes de atração do inseto. Desse modo, todos os alimentos que atraem o animal, como frutas, verduras e legumes devem ser armazenados apropriadamente, refrigerados ou consumidos.
Além disso, essas moscas também são atraídas por alimentos danificados, ou “machucados”. Nesse caso, partes danificadas devem ser descartadas para evitar ou eliminar possíveis ovos.
Conheça outras dicas para evitar uma infestação de moscas-das-frutas:
Já possui uma infestação de moscas-das-frutas e não sabe o que fazer? Existem diversos métodos que podem ser utilizados para o afastamento desses insetos. Confira:
O vinagre de maçã é doce o suficiente para atrair a mosca-das-frutas para essa armadilha. Em um jarro, despeje aproximadamente dois centímetros de vinagre de maçã e uma gota de detergente líquido.
Cubra o recipiente com plástico filme e amarre-o com um barbante. Fure o plástico para que as moscas consigam entrar.
O vinagre branco também pode ser utilizado, e se não for o suficiente, você também pode adicionar algumas colheres de açúcar na mistura. Porém, o vinagre de maçã pode ser mais eficaz por ser fermentado.
A armadilha de papel é um método aparentemente infalível para eliminar a mosca-das-frutas, prendendo-as em um jarro para que possam ser descartadas. Similar ao método anterior, este também leva vinagre, mas descarta o plástico filme, que não é uma alternativa sustentável.
Para executá-lo, coloque um pouco de vinagre e um pedaço de fruta madura em um recipiente. Enrole um pouco de papel em um cone e coloque-o na jarra, com a abertura estreita na parte inferior.
As moscas serão atraídas pelo aroma do vinagre e da fruta, mas não serão capazes de sair pela extremidade do cone.
Como já mencionado, a mosca-das-frutas é atraída ao cheiro doce ou levemente fermentado de diversos alimentos. Esse é o caso de algumas bebidas alcoólicas fermentadas, como o vinho ou a cerveja.
Deixe uma garrafa de vinho ou cerveja aberta, e quase consumida, na área afetada durante a noite. No dia seguinte, as moscas possivelmente estarão presas ou mortas no líquido.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais