A mousse de maracujá é uma sobremesa preparada com o fruto do maracujazeiro, extremamente popular no Brasil. O doce, que pode ser feito com diversos ingredientes além do maracujá, é originário da França, e conhecido por sua textura macia e espumosa. O seu preparo é fácil, e apesar da maioria das receitas usar ovos e leite, existem alternativas veganas para o prato.
A mousse surgiu na França, ainda no século XVIII. A palavra, que vem da língua francesa, significa algo leve, espumoso e de textura gelatinosa, ou estável. Não se sabe exatamente como a sobremesa foi criada. Entretanto, algumas pessoas defendem que a palavra teve origem na Roma Antiga, devido a uma mistura de mel com vinho, que era chamada de muslum.
Acredita-se que, com o tempo, o termo foi evoluindo, devido às modificações do latim, até se tornar “mulsa” e, por fim, mousse em francês. No país europeu, a especiaria pode ser preparada como uma entrada ou sobremesa, dependendo dos seus ingredientes — esses podem ser salgados ou doces.
O maracujá é apenas um dos ingredientes que podem ser usados na preparação do mousse. Afinal, existem variedades como a mousse de limão, chocolate e morango. Porém, apesar da vasta quantidade de versões dessa sobremesa, o mousse de maracujá é mais famoso por seu sabor único, azedo e doce.
Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de maracujá no mundo, fazendo com que seja comum a grande diversidade de receitas com a fruta. Conhecida como o alimento da “Paixão de Cristo”, o maracujá é repleto de benefícios a saúde, os principais sendo:
Para saber mais sobre a fruta, confira a matéria: “Maracujá: benefícios, receitas simples e como plantar”.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais