A mudança de casa pode ser um período estressante e cansativo, além de gerar uma grande quantidade de lixo. Mas como facilitar esse processo e ainda garantir que ele funcione de forma sustentável? A seguir listamos algumas dicas para reduzir o impacto ambiental da sua mudança.
O planejamento é uma das coisas mais importantes para conseguir fazer a mudança de casa de maneira sustentável. Se desfazer de móveis, guardar utensílios em caixas e transportar os objetos, tudo isso gera resíduos e emissão de gases poluentes. Porém, existem formas de diminuir esses impactos, confira a seguir:
Não é preciso levar tudo durante a mudança, você pode doar algumas coisas e descartar o que não usa mais — isso vai facilitar o transporte e reduzir o uso de embalagens. Para isso você pode fazer uma lista de coisas que podem ser doadas, pois ainda estão em boas condições, móveis e eletrodomésticos que pretende vender e materiais que serão descartados.
É importante que os resíduos sejam descartados de forma correta. Ou seja, produtos que podem ser reciclados devem ser levados a pontos de coleta e os orgânicos devem ser colocados no lixo comum. Certifique-se de que os objetos descartados não podem ser usados ou reaproveitados antes de se livrar deles.
O processo de mudança é repleto de embalagens para armazenar objetos que serão transportados. Existem diversas formas de tornar isso em algo mais eco-friendly:
Se você não conseguir caixas de papelão e estiver pensando em usar sacolas de plástico, espere um pouco. Tente conversar com um parente ou amigo que tem malas sobrando e peça emprestado. O melhor cenário para fazer isso é quando você está se mudando para outra casa na mesma cidade.
Assim, é possível fazer a mudança dos objetos de casa sem gastar com sacolas de plásticos que dificilmente serão recicladas.
Meios de transportes liberam gases poluentes, por isso, evite ir e voltar da sua nova casa para levar objetos. Reduza o número de viagens para o novo endereço ao máximo e, se for uma possibilidade, tente levar tudo de uma única vez.
Vai desapegar de alguns móveis e comprar novos? Então evite jogar os antigos fora! Se eles estiverem em boas condições, converse com alguém que queira comprar ou tente repassar para pessoas que precisam.
Opte pelo descarte do móvel apenas quando for extremamente necessário. Sendo assim, quando não tiver possibilidade nenhuma de outra pessoa usá-lo, converse com empresas catadoras para buscá-lo.
Para não ter que jogar todos os alimentos da sua geladeira fora no dia da mudança, comece a liberar espaço alguns dias antes. Faça pratos diferentes e tente aproveitar todos os ingredientes que estiverem sobrando no congelador. Evite o descarte de alimentos em boa condição, se for necessário doe para alguém que precisa.
Agora que você chegou na casa nova e precisa se estabelecer e tirar tudo das caixas, não jogue as embalagens fora de qualquer jeito. Guarde aquilo que for possível para próximas mudanças, ofereça caixas de papelão para amigos que precisam, ou as encaminhe para um posto de coleta seletiva — o material é reciclável.
Ao limpar a nova casa, tente usar produtos de limpeza com menor quantidade de químicos. Você pode usar vinagre ou bicarbonato para tirar algumas sujeiras incrustadas. Para saber mais leia a matéria: “Produtos de limpeza ecológicos: confira dicas”.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais