Mulch: O que é, vantagens e desvantagens

Compartilhar

Mulch (ou mulching) é um termo em inglês utilizado no Brasil para se referir a um tipo de cobertura morta, formada por uma camada espessa que forma uma capa protetora sobre o solo e, aos poucos, libera nutrientes para este conforme se decompõe. Por conta disso, o mulch também é chamado de cobertura morta orgânica, mulch orgânico ou mulching orgânico.

Diferente da cobertura morta inorgânica, como a utilizada na plasticultura, que apresenta soluções limitadas e possui variedades que podem impactar negativamente o meio ambiente, o mulch orgânico, se feito corretamente, apresenta muitas vantagens.

Qual a vantagem de usar o mulching orgânico?

De forma geral, o mulching orgânico, simulando as condições de um ambiente natural, mantém mais constante a temperatura do solo, em relação ao solo descoberto. Por conta disto, a taxa de evaporação da superfície do solo é reduzida e a de retenção de umidade aumenta. Esta característica se torna especialmente relevante quando se considera os efeitos das mudanças climáticas causadas pela intensificação do efeito estufa, como a evaporização excessiva da umidade do solo.

A cobertura morta orgânica evita o contato direto do solo com a água da rega ou da chuva, fazendo com que esta água penetre mais lentamente no solo, o que previne a lixiviação e erosão do solo, aumenta a infiltração de água e a quantidade disponível desta para as plantas. Além disso, com o mulch, o ambiente ao redor das plantas, principalmente em vasos e canteiros, tende a ficar mais limpo sem os respingos de terra resultantes de solos desprotegidos.

O mulch melhora as características físicas, biológicas e químicas do solo, pois é lentamente decomposto em um solo descompactado, que aumenta o conteúdo de nutrientes disponíveis para as plantas e para os organismos presentes no solo que são benéficos para as plantas, como a minhoca

A proteção gerada pelo mulch também reduz a compactação do solo, o que é excelente para o estabelecimento das raízes das plantas e sua obtenção de nutrientes.

A cobertura também reduz o desenvolvimento de plantas indesejadas (as ervas daninhas), pois gera ausência de luz solar. Além disso, a cobertura morta orgânica favorece a estética dos vasos e jardins, concedendo uma aparência mais uniforme. 

Desvantagens do mulch

O mulch orgânico pode ser considerado inconveniente por sua necessidade de manutenção, ainda que esta não necessite ser constante, e por sua variedade de opções, que requerem diferentes aplicações e cuidados.

Apesar de sua liberação de nutrientes para o solo ser benéfica para as plantas, isso também pode atrair e oferecer abrigo a outros organismos indesejados, como insetos e suas larvas. Para além disso, as desvantagens geralmente são observadas quando ocorre a aplicação de mulch feita de forma inadequada.

Em solos com drenagem reduzida ou quando feito em camadas excessivamente espessas, o mulch pode reter muita umidade, restringindo a quantidade de oxigênio disponível para as raízes. Esta umidade excessiva também pode criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de doenças e de organismos indesejados, como lesmas no jardim.

O excesso de cobertura morta orgânica ao redor de árvores jovens também pode criar um ambiente favorável para roedores que prejudicam seu desenvolvimento.Alguns tipos de mulching, quando não densos o suficiente, podem conter sementes de outras espécies que  podem brotar e atrapalhar o desenvolvimento da planta desejada.

Quais os tipos de mulching orgânico?

Aparas de grama, folhas secas e restos de poda 

Folhas secas. Imagem por HQ Lightroom Presets no Unsplash.

Se você tem um jardim, um pomar ou mesmo alguns vasos de plantas, provavelmente você tem abundância de resíduos de jardinagem, uma opção fácil e barata de  cobertura morta orgânica.

É importante notar que se estes materiais forem utilizados ainda verdes, devem se decompor mais rapidamente e liberar mais nitrogênio no solo do que se utilizados secos. Além dessa decomposição rápida poder gerar mau cheiro, a liberação de uma grande quantidade de nitrogênio para o solo pode ter um efeito tóxico sobre as plantas. 

Quando isto acontece, há um aumento da produção de biomassa (folhas e galhos) das plantas, mas elas perdem a capacidade de florescer e frutificar e não produzem raízes suficientes (1). Por isso, misture um mulching orgânico com uma maior proporção de carbono para nitrogênio se for utilizar cobertura morta ainda verde.

Cascas de pinus 

Cascas de pinus. Imagem por K Adams no Unsplash

As cascas de pinus são extraídas do tronco de pinheiros e possuem grande valor estético, além de levar bastante tempo para se decompor. Elas são uma boa opção para plantas que se beneficiam de solos mais ácidos, como feijões e cenouras.

Cavaco de madeira ou serragem

A serragem e o cavaco de madeira são fontes de carbono fáceis de encontrar em lojas de jardinagem, pet shops e marcenarias. 

Neste caso, principalmente se for utilizar em plantas comestíveis, certifique-se que não há nenhum verniz ou outro produto químico aplicado na madeira que possa ser danoso à saúde.

Musgo desidratado

O musgo desidratado é um tipo de mulch que pode ser utilizado em vasos de orquídeas, pois sua estrutura não abafa as raízes dessas plantas.

Fibra de coco

Encontrada desfiada ou, mais comumente, triturada, o mulch da fibra de coco é rico em tanino e por isso não deve ser utilizado em orquídeas.

Cascas de amendoim, de café e de macadâmia

Cascas de amendoim. Imagem por  Tom Hermans on Unsplash 

Esses subprodutos de seus cultivos são ótimas fontes de nutrientes para o solo, sendo que as cascas de amendoim e de café levam menos tempo para serem decompostas que as de macadâmia

Em um estudo, o mulch de cascas de amendoim em quantidade moderada aumentou o número e o diâmetro de folhas de alface, assim como a altura da planta. Outro estudo também obteve resultados positivos no desenvolvimento de cultivares de alface com o mulching feito com cascas de café.

Além disso, apesar de não possuírem o mesmo valor ornamental das cascas de pinus e do musgo desidratado, essas cascas são outras opções que mantém a umidade sem afetar a drenagem das raízes de orquídeas.

Em uma escala menor, você também pode utilizar as cascas de semente de girassol, de pistache ou de nozes que consumir.

Palha de arroz carbonizada 

A palha de arroz carbonizada é uma sobra do processo de beneficiamento do arroz, com acabamento discreto por sua baixa granulometria, alta concentração de carbono e lenta biodegradação.

Fibras de bagaço de cana-de-açúcar

As fibras de bagaço de cana-de-açúcar não são uma opção de mulch muito acessível para quem mora em centros urbanos, mas são muito utilizadas em grandes cultivos.

Feno 

O feno é um tipo de mulch muito nutritivo, sendo especialmente rico em potássio. Em meio urbano, é possível encontrar pequenas quantidades de feno para venda em pet shops como uma opção de alimento para roedores. Mas também é possível adquirir fardos diretamente dos produtores.

Palha

A palha é um resíduo de diversos cultivos, incluindo alguns que até podemos ter em nosso jardim (como o milho, a carnaúba ou a citronela). Ela é rica em carbono e sua coloração clara reflete mais raios solares que muitas das opções acima, o que a torna mais eficaz na estabilização da temperatura do solo em dias quentes.

Composto

Se você possui uma composteira, uma forma de uso do composto é depositá-lo acima do solo. Porém, com exceção da liberação de nutrientes para o solo, esse mulching orgânico não apresenta as vantagens dos demais tipos ou ao menos não com a mesma eficácia.

Pelos e penas de animais domésticos

O mulch é um destino ecofriendly para os pelos de gatos e cachorros, um tipo de resíduo que geralmente é colocado em sacos plásticos junto com rejeitos e encaminhado para um aterro sanitário ou lixão. Se quiser saber outras alternativas ecologicamente corretas ao descarte deste resíduo, leia a matéria “Pelo de cachorro é compostável?”.

Qual o melhor mulching?

Não há um melhor tipo de mulching para todas as plantas e solos, mas você pode levar alguns critérios em consideração na hora de escolher o melhor mulch orgânico para o seu cultivo.

  • Custo do material: Sempre avalie se há como obter o material para mulch de forma gratuita, evitando a necessidade de comprar. Os resíduos da jardinagem muitas vezes podem ser reutilizados, se estes estiverem livres de doenças e pestes.
  • Em épocas quentes, prefira o mulch de coloração mais clara, que irá refletir melhor o calor. Já em épocas mais frias, especialmente em regiões sujeitas à neve, prefira coberturas mortas orgânicas mais escuras, o que ajuda a aquecer o solo.
  • Também é importante considerar que nem toda planta responde bem a solos ricos em nutrientes e úmidos, se desenvolvendo melhor em solos mais arenosos e secos, como a lavanda. Então busque saber quais são as necessidades das plantas que possui antes de aplicar mulching nelas.

Como aplicar o mulch

A melhor época para aplicação de mulch é ao fim da temporada de chuvas, para evitar que uma cobertura excessiva retenha muita umidade. 

No geral, uma camada de 5 a 10 cm é recomendada para árvores, vasos grandes e canteiros. Nestes, prefira materiais mais grosseiros (de maior granulometria), que tendem a ocupar uma área maior com mais facilidade, como as palhas, cascas de amendoim e as cascas de pinus. 

Já em pequenos vasos e jardineiras, camadas de 1 a 2 cm de mulch de pequena granulometria, como o musgo desidratado, o cavaco de madeira, a serragem ou a palha de arroz carbonizada, devem ser suficientes.

Ao realizar a cobertura morta orgânica de árvores, cubra toda a projeção da copa desta ou até um pouco além, para garantir que todo seu sistema radicular receberá a lenta adubação oferecida pelo mulching.

Após algumas semanas ou meses, é possível que ocorra certa compactação do material do mulching orgânico. Se isso acontecer, descompacte essas camadas com o auxílio de um ancinho.

Thaís Niero

Bióloga marinha formada pela Unesp e graduanda de gestão ambiental. Tentando consumir menos e melhor e agir para alcançar as mudanças que desejo ver na sociedade.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais