Melhora a memória, faz bem ao coração, ajuda no treino e mais: confira os benefícios da música clássica para a saúde
O termo “música clássica” refere-se ao estilo de música do mundo ocidental, considerada distinta da música folclórica ocidental ou das tradições musicais populares. Ele teve origem na Europa durante os períodos medieval e renascentista e evoluiu para sua forma moderna durante as eras barroca, clássica e romântica.
Normalmente consiste em composições instrumentais, muitas vezes apresentando um instrumento solo ou vocalista acompanhado por uma orquestra. A música é frequentemente composta em vários movimentos, com cada movimento tendo seu próprio ritmo, melodia e clima distintos. A música clássica também utiliza uma ampla variedade de instrumentos, incluindo cordas, sopros, metais e percussão. (1)
Embora muitas pessoas acreditem que o estilo é chamado de música clássica por conta do uso de instrumentos clássicos, na verdade, ele se refere à música do período clássico (aproximadamente 1750-1820), que é conhecido pela clareza, equilíbrio e simplicidade.
Essas características são, também, associadas ao estilo musical da época. E, portanto, acredita-se que ele pode apresentar benefícios à saúde mental. Entenda mais:
10 benefícios de ouvir música clássica
Você sabia que ouvir música clássica pode proporcionar diversos benefícios à saúde? Além de melhorar o desempenho durante atividades físicas, ela é capaz de reduzir a ansiedade, aliviar a dor, combater a insônia, ajudar no desenvolvimento cognitivo e baixar a pressão arterial. E sim: tudo isso foi comprovado pela ciência!
Um estudo de 2015 conduzido por pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, associa a prática de ouvir música clássica ao aumento da produção de dopamina, um neurotransmissor responsável pela ativação dos circuitos de recompensa do cérebro – ou seja, pela sensação de prazer. Baixos níveis de dopamina, por exemplo, podem provocar doenças degenerativas, como Parkinson.
Outro estudo, da Universidade de Stanford, nos EUA, corrobora essas informações, apontando que, ao ouvir música, o fluxo de sangue aumenta em várias áreas do cérebro, responsáveis pela cognição e pela emoção, e elevando a produção de dopamina. Mas a relação entre a música clássica e os benefícios à saúde é comum e não para por aí! Confira mais alguns motivos para incluir peças clássicas à sua playlist.
1. Diminui a pressão arterial
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, ouvir música clássica pode ajudar a reduzir a pressão arterial, preservando a saúde do coração. Por outro lado, gêneros como rap, pop e techno aumentaram a pressão arterial dos participantes.
2. Música clássica preserva a memória
Se você anda meio esquecido, Mozart pode ajudar! De acordo com um estudo, pessoas que ouviam Mozart mostraram um aumento na atividade das ondas cerebrais que está diretamente ligada à memória.
3. Estimula a criatividade
Para que sua criatividade flua, ouça um pouco de música clássica. Embora ela não não torne você instantaneamente criativo, ouvir música clássica ajuda a desenvolver uma mentalidade mais criativa.
4. Reduz os níveis de estresse
Um estudo, feito com voluntárias grávidas, relatou que aquelas que ouviam música clássica tinham menos probabilidade de se sentirem estressadas durante a gravidez. Os pesquisadores afirmam que o ritmo da música clássica é semelhante ao do coração humano, o que alivia a ansiedade e a depressão.
5. Música clássica aumenta a capacidade intelectual
Pesquisadores franceses descobriram que alunos que ouviram uma palestra em que música clássica era tocada ao fundo tiveram melhores resultados em um teste em comparação com outros alunos.
6. Ajuda a combater a depressão
Foi cientificamente comprovado: a música clássica ajuda a aliviar a depressão e a melancolia, aliviando os sintomas causados pela doença.
7. Música clássica melhora a qualidade do sono
De acordo com um estudo que acompanhou pessoas com problemas relacionados ao sono, ouvir música clássica por apenas 45 minutos antes de dormir pode ajudar a diminuir os episódios de insônia e a melhorar a qualidade do sono.
8. Alivia a dor
Está com dor? Experimente trocar o analgésico de costume por um pouco de música clássica. Pesquisadores britânicos relataram num estudo que pessoas habituadas a ouvir esse tipo de música consomem muito menos remédios para a dor do que aquelas que não têm o mesmo costume.
9. Música clássica melhora a produtividade
Segundo um estudo, a música clássica torna as tarefas repetitivas mais agradáveis e melhora a concentração, a energia e a produtividade.
10. Melhora o humor
Como aumenta a produção de dopamina, que ativa a recompensa e o centro de prazer do cérebro, a música clássica é um ótimo remédio contra o mau humor, como indica um estudo de 2013.
11. Melhora o desempenho na prática de exercícios físicos
Segundo um artigo publicado no periódico Medical Xpress, vários estudos comprovam os benefícios da música clássica para o desempenho em exercícios físicos, assim como para o pós-treino.
Alguns artistas de música clássica para curtir
Algumas das músicas clássicas mais famosas de todos os tempos estão presas no imaginário humano, mesmo anos depois de sua criação, e podem ser reconhecidas apenas por um simples toque. É impossível não reconhecer ao menos uma sinfonia de Beethoven, afinal, elas são tocadas em todos os lugares, como em filmes ou elevadores.
A história da música faz parte da história da humanidade, desde a música erudita até as composições modernas do século XX, tudo faz parte da construção da sociedade. Se você gosta de “As quatro estações” de Antonio Vivaldi, com certeza vai adorar os seguintes artistas:
- Johann Sebastian Bach
- ludwig Van Beethoven
- Wolfgang Amadeus Mozart
- Heitor Villa Lobos