Já pensou se você pudesse andar de transporte público sem gastar nada? Tem muita gente que luta por esse direito. Na China, isso não acontece, mas uma empresa conseguiu unir o útil ao agradável, criando uma máquina que troca garrafas plásticas por passagens de trem e recargas de celular.
As máquinas foram distribuídas em 34 localidades. Quando as garrafas são depositadas, peso e composição são escaneados por sensores que, a partir dessas informações, calculam seu valor. Logo em seguida, o usuário é solicitado a escolher entre a recarga de celular ou a passagem de trem.
A Incom, empresa responsável pela máquina, existe desde 2008. Atualmente, recicla mais de 15 mil toneladas de garrafas PET por ano e cria alternativas para competir com os catadores informais que recolhem os materiais nas ruas e de porta em porta. Porém, não foi apenas em Pequim que empresas de reciclagem começaram a fomentar trocas desse tipo. Na Turquia, uma cabine de reciclagem troca garrafas plásticas por alimentos aos cães e gatos de rua.
Iniciativas assim são muito importantes para o meio ambiente. Ideias criativas aliam a reciclagem às necessidades do dia a dia ao mesmo tempo em que conscientizam as pessoas. Desse modo, uma mudança de comportamento tão importante como o descarte correto acaba acontecendo mais facilmente e em maior escala.
Veja o vídeo (em inglês):
Fonte: Co.Exist
Veja também:
– Garrafas PET: da produção ao descarte
– Designers criam carregador de celular feito com garrafa PET
– Advogada boliviana faz casas de garrafa PET para pessoas em situação de pobreza
– Garrafa PET no banheiro? Dica ajuda a reduzir desperdício
– Garrafa PET serve como matéria-prima para decorar luminárias
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais