Em março de 2020, marcado pelo começo da pandemia, os consumidores conscientes agiram em conjunto para fortalecer a economia local. Pequenos negócios pequenos foram impulsionados e os hábitos de consumo consciente se alastraram pelo mundo, mas principalmente pelos Estados Unidos.
Porém, ao decorrer da pandemia e com o agravamento da situação econômica e da crise de saúde, esses hábitos foram se perdendo.
A empresa americana Good Must Grow é responsável pela análise de hábitos comportamentais envolvendo o consumo. No seu relatório de 2020, a redução de atos responsáveis criou um recorde jamais visto.
A economia mundial saiu aos tropeços com o avanço da pandemia. Os negócios locais fecharam, muitas pessoas perderam os empregos e se estabeleceu o caos, inviabilizando a empatia pelos pequenos negócios. Não era possível ajudar uns aos outros quando a pandemia desestabilizou economicamente grande parte da população responsável por manter hábitos de consumo consciente.
Ajudar negócios locais não era mais uma prioridade, assim como continuar comprando o necessário de forma consciente. As pessoas priorizam o conforto e a sobrevivência durante momentos tumultuosos, o que era de se esperar durante a instabilidade da pandemia.
Acompanhando esses dados, representantes da Good Must Grow assumiram que esses hábitos iriam prevalecer em 2021, e que o ano seria outro sem a presença do consumo consciente. Porém, novas pesquisas mostraram um aumento de 25% em bons hábitos relacionados ao consumo.
Acredita-se que a pandemia foi responsável pelo reconhecimento de empresas benfeitoras — que apresentam propósitos fortes além do lucro.
Cerca de 83% dos entrevistados pela Good Must Grow indicaram que a forma em que os funcionários foram tratados durante a pandemia é um fator que determina se a empresa merece ser apoiada no futuro ou não. Em relação a 2020, esse número aumentou em 11%.
Além disso, o desejo de ver empresas demonstrando impactos positivos na sociedade e no meio ambiente subiu de 67% para 76%.
Novas análises precisam ser feitas para avaliar a prevalência desse pensamento positivo da sociedade, porém, parece que a pandemia foi responsável pelo plantio de boas sementes comportamentais.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais