Descubra o que fazer com aquelas cascas que não podem ser compostadas
Já vimos que composteiras não ficam legais com cascas de frutas cítricas. Isso porque esses resíduos são responsáveis por desequilibrar o pH da mistura de terra e prejudicar as minhocas. Com isso na cabeça, nossa equipe buscou algumas saídas para aproveitar esses restos e contou com a ajuda de um de nossos parceiros, Nadia Cozzi, especialista em bioculinária que nos ofereceu essas duas ótimas alternativas para incrementar o livro de receitas. Saiba mais sobre o que vai e o que não vai para a composteira na matéria “O que pode colocar na composteira?“.
Geleia da casca do abacaxi
Se não podemos colocar a casca do abacaxi no composto, por que não fazermos uma geleia? É muito fácil de fazer e pode ser uma excelente novidade no lanche da tarde.
Para preparar, basta deixar a casca do abacaxi de molho na água por 12 horas. Em seguida, bata essa casca no liquidificador e coloque o sumo em uma panela. Adicione açúcar e mexa até engrossar. Depois é só resfriar e consumir.
Lasquinhas de laranja
Lasquinhas açucaradas de laranja também são uma delícia. A mesma receita funciona com limão, confira:
- Corte a casca da laranja em tirinhas e coloque em uma tigela. Cubra as lascas com água e troque o molho, constantemente, por quatro dias. Com o calor, é mais aconselhável deixar o recipiente na geladeira para conservar o alimento e tampado para não pegar cheiro cítrico nos outros alimentos.
- No quarto dia, escorra a água e adicione as lascas na panela com açúcar. A proporção deve ser de duas xícaras de lascas para uma de açúcar. Não é preciso adicionar água porque a própria casca solta líquido.
- Mexa bastante até secar as lasquinhas; retire a mistura do fogo e conserve em um pote fechado.
As lasquinhas de laranja são excelentes com café e chá. Experimente!
Para ver mais dicas sobre o que fazer com restos de cascas acesse a matéria “16 dicas de reaproveitamento de alimentos“.