Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Novo vídeo divulgado pela agência espacial mostra uma nuvem de dióxido de carbono na atmosfera da Terra

Recentemente, o Estúdio de Visualização Científica da Nasa registrou uma nuvem de dióxido de carbono (CO2) movendo-se pela atmosfera da Terra. O vídeo, publicado pela agência espacial em julho deste ano, mostra a movimentação desse fenômeno entre janeiro a março de 2020. 

Além de registrar a preocupante realidade das constantes ameaças das emissões de CO2, o vídeo também proporciona imagens de fontes individuais de CO2, incluindo usinas de energia e incêndios florestais. 

queimada
Incêndio na Amazônia está mais ligado ao uso do fogo em pastagem e ao desmate do que à seca, diz estudo

Foi observado que, em locais como a China e os Estados Unidos, as maioria das emissões é proveniente das indústrias, usinas de energia e do transporte. Por outro lado, na África e na América do Sul, a maior parte das emissões provém de queimadas, incluindo incêndios florestais, queimadas agrícolas e do desmatamento.

“Queríamos realmente destacar as regiões densas porque essa é a característica interessante dos dados. Estávamos tentando mostrar que há muita densidade [de CO2] sobre Nova York e Pequim”, disse Andrew Christensen, designer de visualização no Centro de Voos Espaciais Goddard, da Nasa. 

As imagens divulgadas pela agência também mostram as flutuações de carbono, que dependem de inúmeros fatores. 

Os incêndios florestais tendem a aumentar durante o dia e a diminuir à noite, por exemplo. Além disso, árvores e plantas fotossintetizam durante o dia, liberando oxigênio e absorvendo CO2. 

Interessantemente, existe uma flutuação maior na América do Sul e nos trópicos, uma vez que os dados foram coletados durante a estação de crescimento dessas áreas. 

As visualizações foram baseadas no Goddard Earth Observing System (GEOS) — um sistema integrado para modelar a atmosfera, o oceano e os sistemas terrestres acoplados da Terra. A Nasa o chama de “modelo de análise meteorológica de alta resolução” e usa supercomputadores para mostrar acontecimentos na atmosfera terrestre. 

A divulgação do material oferecido pela Nasa mostra a realidade das emissões de CO2 e seus impactos na Terra. 

“Como decisores políticos e como cientistas, estamos tentando explicar de onde vem o carbono e como isso impacta o planeta. Você vê [no vídeo] como tudo está interligado por esses diferentes padrões climáticos”, disse a cientista climática Lesley Ott, do Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland. 

Confira o vídeo disponibilizado no canal da Nasa Goddard, no YouTube: 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais