No dia 28 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio, a Natura e a Nespresso anunciarão uma colaboração inovadora, que visa transformar cápsulas de café usadas em embalagens cosméticas. As informações foram divulgadas durante o Lente B, um evento promovido pelo Sistema B em São Paulo, que contou com a presença de executivas de ambas as empresas, com certificação B, e trouxe diversas palestras sobre sustentabilidade e inovação no mercado.
A ideia central da parceria é promover uma economia circular, reaproveitando cápsulas de alumínio descartadas nos pontos de coleta da Nespresso para a produção de embalagens de cosméticos da Natura. Segundo Fernanda Zanin, representante da área de sustentabilidade da Natura, essa iniciativa oferece uma solução completa, evitando que o alumínio vá parar em aterros e promovendo o reuso de materiais de maneira eficiente e ecologicamente responsável.
A parceria entre as empresas permitirá a reciclagem de mais de duas toneladas de cápsulas de café, que serão utilizadas na produção da linha de hidratantes Natura Ekos, uma pasta feita a partir da polpa de castanhas acondicionada em bisnagas de alumínio. As próprias embalagens cosméticas poderão ser descartadas nas lojas da Nespresso e serem reutilizadas, dadas propriedades do alumínio, que o tornam um material infinitamente reciclável.
Mariana Marcussi, diretora de Marketing e Sustentabilidade da Nespresso, destacou a importância da conscientização sobre o descarte correto e reciclagem de alumínio. A ideia é que os consumidores saibam que, ao devolverem suas cápsulas usadas nos pontos de coleta, eles estão contribuindo diretamente para a fabricação de novos produtos. É uma forma de dar um novo ciclo de vida a esses materiais, preservando recursos e diminuindo o impacto ambiental.
Onofre de Araújo, publisher do portal eCycle, que também é uma empresa B, esteve no evento e destacou a importância de valorizar os negócios entre empresas do Sistema B como forma de impulsionar o impacto positivo que as empresas B Certificadas entregam. “Essa é uma solução circular total e algo inédito, trazendo a questão da economia circular de forma radical”, afirmou, reforçando o impacto positivo da iniciativa para o meio ambiente e para o consumo consciente.
As embalagens produzidas com esse material reciclado estarão disponíveis em breve nos pontos de venda da Natura, fortalecendo ainda mais o compromisso da marca com práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Ambas as empresas estão engajadas em promover ações que visam reduzir a geração de resíduos e incentivar o consumo consciente.
Essa parceria marca um passo importante na busca por soluções mais verdes e eficientes para o mercado, reforçando a necessidade de integração entre diferentes indústrias para alcançar resultados significativos no combate às mudanças climáticas e na preservação dos recursos naturais.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais