A náusea, também conhecida como enjoo, é uma sensação de desconforto e mal estar no estômago — na parte superior do abdômen — acompanhada de vontade de vomitar. Ela pode acompanhar, ou não, vômito e dor abdominal.
Ao todo, a náusea não é considerada uma enfermidade, mas sim um possível sintoma de uma gama de condições, variando de infecções virais e bacterianas a intoxicação alimentar e abscessos cerebrais. Além disso, ela também pode ser resultante do consumo de alguns medicamentos.
Conheça algumas das possíveis causas de náusea:
Em geral, a náusea é um sintoma comum e passageiro. No entanto, algumas ocorrências desse sintoma podem indicar outros problemas de saúde mais sérios.
Você deve procurar ajuda médica se o enjoo for acompanhado de:
Procure auxílio médico se a náusea o deixar incapaz de comer ou beber por mais de 12 horas. Você também deve consultar seu médico se o sintoma não diminuir dentro de 24 horas após tentar intervenções sem receita.
Existem diversos medicamentos de venda livre que reduzem o enjoo. Entretanto, intervenções caseiras também podem ajudar e reduzir possíveis efeitos adversos atribuídos a alguns fármacos.
Mas, lembre-se: as informações contidas neste site não devem estimular ou serem usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma as orientações dadas pelo profissional de medicina contidas em sua receita médica. Se persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.
Estudos já mostraram que o gengibre é capaz de aliviar a náusea característica da gravidez. Não se sabe exatamente qual propriedade do alimento possui esse efeito, no entanto, especialistas sugerem que alguns compostos do gengibre atuam de forma semelhante aos medicamentos anti-náusea.
Além disso, não há consenso sobre a dosagem mais eficaz, mas alguns estudos sugerem que tomar 1.500 miligramas (mg) de gengibre diariamente pode ser benéfico para aliviar a ânsia de vômito.
Um pequeno estudo de 100 participantes indicou que a aromaterapia com óleo essencial de hortelã-pimenta pode aliviar os sintomas da náusea. Adicionalmente, uma pesquisa comprovou que o uso de um inalador contendo óleo de hortelã-pimenta no início do enjoo reduziu os sintomas – dentro de 2 minutos de tratamento – em 79% dos casos.
Porém, não é apenas a aromaterapia que possui esses efeitos no enjoo — o consumo de chá de hortelã ou cápsulas do composto também podem ajudar a diminuir o enjoo.
Uma pesquisa realizada em 2015 descobriu que a canela pode ajudar a reduzir a náuseas causada pelas dores menstruais.
Refeições compostas principalmente de alimentos ricos em proteínas, em vez de carboidratos, podem reduzir o enjoo, segundo especialistas.
Algumas posturas do dia a dia podem contribuir para o enjoo. Portanto, ao apresentar o sintoma, sente-se ereto, sem contrair o abdômen.
Líquidos salgados, como os encontrados em bebidas esportivas de reposição de eletrólitos, podem ajudar a reduzir as náuseas, de acordo com uma pesquisa.
Quer saber mais? Confira o nosso vídeo para saber mais sobre esses e outros remédios para enjoo:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais