Néctar de coco: benefícios e como usar

Compartilhar

O néctar de coco é extraído da seiva da flor do coqueiro. É uma alternativa culinária ao açúcar refinado ou aos outros tipos de adoçante, e pode ser usado em receitas quentes e frias. Quando desidratado em grânulos, torna-se o açúcar de coco. Na forma líquida, é semelhante ao xarope de bordo ou agave.

Por ser 100% natural e minimamente processado, o néctar de coco é um adoçante líquido saudável, sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes. Durante a produção, é aquecido ligeiramente para ser reduzido a uma textura mais espessa e evitar a fermentação. No entanto, não chega a produzir altos níveis de frutose, como o néctar de agave. A frutose se decompõe no fígado e se converte mais facilmente em gordura.

Surpreendentemente, o néctar de coco não tem gosto de coco, o que o torna um ingrediente versátil para diversas receitas, doces ou salgadas. Há quem use até em saladas! O produto tem uma doçura mais leve e textura quase terrosa. Por isso pode substituir qualquer outro adoçante líquido para adoçar bebidas e sobremesas.

Quais são os benefícios do néctar de coco?

O baixo índice glicêmico do néctar de coco evita picos de insulina (açúcar) no sangue. Além disso, o processo sem aditivos e produtos químicos preserva alguns dos nutrientes que o coqueiro fornece. Embora em quantidades baixas demais para serem consideradas benéficas à saúde.

O néctar de coco pode ser fonte de potássio, magnésio, zinco e ferro, e também contém aminoácidos, vitamina C e vitaminas do complexo B. Diferentemente do açúcar refinado, que é somente fonte de calorias vazias, sem valor nutricional. Também contém alguns ácidos graxos, como polifenóis e antioxidantes, e uma fibra chamada inulina, que ajuda a retardar a absorção da glicose. Ele é uma boa opção de adoçante para quem sofre com restrições alimentares, porque não contém glúten nem produtos de origem animal.

Melato: o composto natural do mel que vem de árvores
Flor de cacto: conheça os benefícios para a saúde

Quais são os malefícios?

Apesar de ter baixo índice glicêmico, o néctar de coco deve ser consumido com moderação. Isso porque pode ser tão rico em calorias quanto o açúcar refinado. 

A extração do néctar de coco e do açúcar de coco é considerada sustentável. Há quem defenda que o produto é o mais sustentável entre todos os adoçantes. Porém, sua produção não está livre de impacto ambiental.

Quando a seiva é colhida do coqueiro, seus brotos dificilmente produzirão coco. Isso prejudica a produção da fruta e de outros derivados do coqueiro. De acordo com um estudo, coqueiros que alternavam entre a produção de coco e extração da seiva tiveram um rendimento 50% menor.

Tabela nutricional do néctar de coco

Foto de Tijana Drndarski na Unsplash

É importante, no entanto, verificar a procedência e a tabela nutricional do produto para atestar os benefícios. Além de controlar o consumo de sódio e carboidratos, que podem variar de uma marca para outra. 

Se for possível, dê preferência a versões orgânicas ou ao próprio açúcar de coco a granel. Ele pode trazer mais benefícios do que o néctar. Confira valores nutricionais médios do néctar de coco comercializado no Brasil:

  • Valor energético: 58 kcal = 244 kj (3% do valor diário)
  • Carboidratos 14 g (5% do valor diário)
  • Sódio: 17 mg (1% do valor diário)
  • Ferro: 1,6 mg (11% do valor diário)
  • Magnésio: 1,2 mg (0% do valor diário)

Os valores diários foram estabelecidos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais