Muitos dos jovens que vão conferir a palestra de Neil Young, no Fórum de Sustentabilidade SWU, não sabem da metade das ações responsáveis desenvolvidas pelo astro do rock internacional. O artista vem ao Brasil principalmente para falar sobre o seu projeto de veículo híbrido, o LincVolt.
Embora Young nunca tenha sido estranho a letras e temas mais ecológicos, seus pensamentos e ações em prol do meio ambiente só foram tomar forma com o projeto LincVolt. O cantor, que já era aficionado por carros, transformou um Lincoln 1959 em híbrido. O motor da máquina passou a funcionar com biocombustível e baterias elétricas.
Desse projeto surgiram novas músicas com letras sobre o poder do petróleo na economia mundial, refrões anti-guerra e cobranças à indústria automobilística. Além disso, Young criou mais um filme, dessa vez no estilo “road movie”, em que cantava suas canções em companhia de um violão a bordo do LincVolt, pela “Texas Highway”, nos Estados Unidos. O Get Around foi lançado em 2009.
Infelizmente, o carro híbrido pegou fogo em novembro de 2010. O acidente teve causa remetida a falha humana e o automóvel já está sendo reestruturado por uma equipe de engenheiros obstinados a desenvolver um novo carro a base de tecnologia limpa, a eletricidade. O projeto LincVolt está em andamento e as atualizações do carro podem ser acompanhadas por um blog. O objetivo do grupo LincVolt é produzir um carro de estrada como “jamais foi visto antes”.
É, principalmente, para explicar como funciona o projeto e qual foi a experiência de viajar e tocar a bordo de um híbrido experimental que Neil Young virá ao Brasil, durante o Fórum de Sustentabilidade SWU.
Mais informações no site do festival.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais