O nó muscular é uma condição em que as fibras musculares ficam tensas, e surgem pontos específicos irritados que podem gerar dor. Outro nome dado ao nó muscular é pontos-gatilho miofasciais, já que eles podem ser encontrados em tecidos fasciais (revestimento que envolvem estruturas como músculos e vísceras) e musculares.
Dores nas costas e no pescoço são sinais de nós musculares. Apesar do nome remeter a um músculo torcido e preso, na verdade, o nó muscular é um tipo de espasmo, resultado de uma pequena porção de músculos tensionados. Como geralmente não são encontrados em exames, como raio X, profissionais da saúde ainda encontram dificuldade de entender os motivadores dessa condição.
Para alguns especialistas a dor pode ser causada pelo efeito do nó muscular na corrente sanguínea e, para outros, pelos nervos que são atingidos pelos espasmos. Quando não tratada, a tensão muscular de nós pode doer por dias e afetar o bem-estar e o dia a dia do indivíduo.
O método usado para o tratamento do nó muscular é aliviar a dor e aumentar o fluxo sanguíneo dos pontos de gatilho. Esses pontos são classificados em duas categorias, a ativa e a latente. No primeiro caso, não é preciso tocar na região tensionada para sentir a dor. Porém, no segundo quadro, o indivíduo só sente o desconforto depois de tocar na região, e essa dor se espalha pelos tecidos próximos.
O nó muscular pode surgir em qualquer região do corpo com músculos ou tecidos fasciais. No entanto, as regiões mais comuns para o surgimento desse problema são:
As causas mais comuns do nó muscular estão relacionadas a falta de exercícios físicos e a má postura na rotina. Sendo os motivadores mais comuns desta condição:
Se você sentiu alguma dor no corpo e acha que é um nó muscular, existem formas de identificar esse problema. Para que você localize o nó no corpo, passe a mão na região que dói. Caso sinta um pequeno nódulo ou caroço na região, você pode ter o encontrado.
Porém, nem sempre eles são tão fáceis de achar. Pressionar a pele para encontrá-los pode resultar em dor e incômodo. Nesse momento é importante saber diferenciar o ponto de gatilho ativo do latente, pois isso pode ajudar as técnicas de tratamento.
Além dos pontos citados acima, que podem causar dores e tensões musculares, algumas condições são fatores de risco para o nó muscular. Pessoas com os seguintes quadros podem apresentar pontos gatilhos:
Existem várias formas de tratar o nó muscular, algumas delas são caseiras, e outras precisam de acompanhamento médico. Confira a seguir uma lista com terapias para essa condição:
Os nós musculares podem ser causados pelo acúmulo de estresse e cansaço, por isso deixe seu corpo relaxar. Dedique bastante tempo para o descanso, isso inclui dormir por pelo menos oito horas e ficar confortável na cama ou no sofá, utilizando quantos travesseiros forem necessários;
Fazer alongamentos diários pode contribuir para liberar a tensão muscular e evitar os nós. Não force o seu corpo demais durante as posições, de forma que não haja dor, apenas o alívio dela. Para melhores resultados, tente fazer uma sessão de alongamento de até 30 minutos. Confira mais a respeito na matéria:
Praticar exercícios aeróbicos pode fazer com que você alivie os sintomas do nó muscular. Práticas como natação, pular corda e outras atividades que envolvam os braços podem fazer com que os músculos das costas e dos ombros fiquem livres dessa tensão;
Essa terapia funciona com um profissional especializado colocando pressão no nó muscular, aliviando a dor e liberando os pontos de gatilho. Depois da sessão, o praticante da técnica irá passar alguns métodos para tentar em casa. Tente sempre evitar os movimentos repetitivos;
Além disso, a massagem pode ser usada para tratar os nós musculares, aumentando a circulação e aliviando a tensão. Geralmente é preciso mais de uma sessão para melhorar o quadro, mas existem diversos tipos de massagem para ajudar com o tratamento;
Nesse caso, é preciso aplicar uma compressa fria por dez minutos e depois remover por 15. Você pode fazer a mesma técnica usando uma compressa morna. Ambas as temperaturas ajudam na melhora da tensão e no relaxamento muscular;
Em certos quadros, a dor muscular não vai embora, mesmo com o tratamento caseiro. O incômodo pode piorar, causando piora na tensão, insônia e dor ao se mexer. Nesse caso é preciso buscar ajuda médica especializada. Isso porque os sintomas podem na verdade estar ligados a outras condições mais sérias.
É comum que profissionais de saúde prescrevem acupuntura, medicamentos e Estimulação Eléctrica Transcutânea do Nervo (terapia que usa baixos níveis de eletricidade para relaxar o músculo).
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais