O vinagre tem propriedades de limpeza impressionantes (como já falamos “20 usos práticos para o vinagre branco” e “Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa”), sendo a escolha viável e barata para aqueles que preferem uma faxina com menos riscos à saúde e ao meio ambiente. Mas de tão eficiente, ele passou a ser visto como solução para qualquer problema doméstico. Porém, se usado de maneira errada, o vinagre pode trazer variados tipos de problemas. Para te alertar sobre esse risco, juntamos nove exemplos de como não utilizar o vinagre:
Vinagre é recomendado para a limpeza de diversos itens, mas ele não pode ser confundido com sabão. Agentes de limpeza alcalinos (mais básicos do que ácidos), como o detergente, foram feitos para limpar oleosidade, enquanto o vinagre terá pequeno ou nenhum efeito sobre ela.
O vinagre irá apenas remover a cera da superfície; se você passar vinagre no capô do seu carro, ele acabará retirando aquele lindo brilho de seu veículo. Só dá para usá-lo se você quiser remover uma antiga camada de cera antes de passar uma nova camada.
Não use vinagre em mármore ou outros tipos de pedra. De acordo com o Instituto do Mármore, a acidez do vinagre pode corroer superfícies de pedras.
As telas do laptop e do smartphone possuem uma fina camada de óleo que limita as manchas e marcas de digitais. O ácido no vinagre pode remover isso, portanto, recomenda-se não utilizar a substância na limpeza de telas sensíveis.
Aço e alumínio são superfícies reativas. Caso você queira usar vinagre para limpar panelas e frigideiras, procure usar apenas naquelas de aço inoxidável ou de aço com revestimento antiaderente.
Separadamente, ambos são poderosos agentes de limpeza; quando juntos, eles podem ser perigosos. Gás de cloro, componente usado durante a Primeira Guerra Mundial pelos alemães para espantar os inimigos para fora das trincheiras e forçá-los ao combate em campo aberto, é resultado da mistura de água sanitária com uma substância ácida (como o vinagre), portanto, nunca misture-os devido aos seus efeitos asfixiantes.
Vinagre pode ser usado como um bom inseticida, mas não é recomendado aplicá-lo diretamente em plantas infestadas por insetos, pois o ato pode danificá-las.
Não tente limpar os restos de ovos com vinagre. A mistura irá fazer com que as proteínas no ovo coagulem, criando uma substância viscosa ainda mais difícil de limpar.
Apesar de remover mofo e bolor, como a água sanitária, o vinagre apenas o faz de maneira superficial.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais