Empresas estão investindo em novo nicho de mercado: carros de alto desempenho sustentáveis
O novo carro da Porsche AG, o 918 Spyder Hybrid, é a nova sensação do mercado dos híbridos.
Além de manter a tradição de estilo da Porsche, o híbrido conseguiu mais um feito: bater o Prius, tradicional híbrido da Toyota, em eficiência. O novo modelo pode ir de 0 a 100 km em menos de três segundos. E faz isso gastando menos que o modelo japonês.
O 918 Spyder, que foi apresentado na 65° Feira Internacional de Automóveis de Frankfurt, pode rodar até 116 km com 3,7 litros de combustível – o que bate os 80 km que o Prius faz também com 3,7 litros – e custa a bagatela de US$ 845 mil.
Mas não parece que a categoria de “carrões ecológicos” vai parar por aí: BMW, Mercedes e Audi estão planejando expansões em larga escala de suas unidades de alto desempenho, para impulsionar as vendas e os lucros e ajudar o desenvolvimento de novas tecnologias verdes.
“A demanda está crescendo para carros de alto desempenho, especialmente em mercados como a China, os EUA e o Oriente Médio”, disse Falk Frey, analista da Corp, uma agência de classificação.
O CEO da BMW, Norbert Reithofer, ainda destacou que “a empresa acredita na eletro-mobilidade e vai colocá-la na estrada”. Veja um vídeo mostrando as qualidades da máquina:
Economia só na hora de encher o tanque
O 918 Spyder será o carro mais caro que a Porsche já fez e vai começar a ser vendido no fim de 2013. O veículo combina um motor a gasolina com dois motores elétricos, totalizando 887 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 318 km/h.
“Com esse carro superesportivo, a Porsche está aumentando o limite do que é tecnicamente possível”, disse Matthias Mueller, chefe da Volkswagen AG, braço da marca Porsche. “Vamos provar para os observadores críticos que carros esportivos têm um grande futuro elétrico”, concluiu.