A pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos, fez com que boa parte da população mundial se isolasse dentro de casa como forma de conter a propagação do novo vírus. Nesse cenário, muitas crianças ficaram sem acesso à educação e os mais vulneráveis sem assistência médica. Atenta a esse contexto, a Roche – empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnósticos — liderou, em 2022, diversos projetos, como a campanha global Children’s Walk, SOS Petrópolis e o Dia do Voluntariado, reforçando a importância das empresas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, principalmente neste momento em que as desigualdades sociais se acentuaram.
Essa construção vai além do apoio a organizações e projetos sociais, passa pelo papel que as corporações exercem junto aos seus colaboradores. “Conscientizar e contribuir para que o público interno da Roche esteja mais ciente sobre a relevância e pratique o voluntariado, é essencial para que a cidadania se concretize em sua plenitude e é um assunto que deve estar na agenda empresarial. Afinal, somente com o engajamento de todos – setores público e privado, organizações da sociedade civil e indivíduos – será possível promover a transformação que tanto almejamos como sociedade, de forma mais eficaz e mais rápida.” comenta Patrick Eckert, CEO da Roche Farma Brasil.
Além da responsabilidade assumida pela Roche de fortalecer cada vez mais a cultura do voluntariado, as iniciativas também fazem parte do compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), validados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Destaque para o ODS 3, que visa garantir a saúde e o bem-estar de todos – tema que compõe a Agenda 2030, ao lado da erradicação da pobreza, acesso ao saneamento, à educação, à água e integridade nos negócios.
Lançada no início de 2022, em parceria com a Abrace Uma Causa, a Campanha SOS Petrópolis teve como objetivo angariar recursos junto aos colaboradores das três divisões da Roche (Farmacêutica, Diagnóstica e Diabetes Care) e da fábrica, para prestarem auxílio à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, após as fortes chuvas que provocaram enchentes e deslizamentos de terra, deixando inúmeras famílias desabrigadas e destruindo grande parte da cidade.
A Roche mobilizou seus colaboradores, que doaram um total de R$13.930,00, o qual foi dobrado pela Roche, totalizando R$ 27.860,00 destinados à região. Esse valor foi repassado a organização Abrace Uma Causa que destinou os recursos às instituições que prestaram auxílio ao município, garantindo o uso correto dos donativos.
Criado há 17 anos, o Children’s Walk é uma campanha global da Roche, que no Brasil teve como instituição beneficiada, em 2022, a APHEMS – Associação das Pessoas Com Hemofilia e Outras Coagulopatias do Mato Grosso do Sul, para implementar ações de humanização no Hemocentro do estado.
Diversas ações foram realizadas pelos próprios colaboradores da Roche para angariar recursos, como happy hours, bingo híbrido, sessões de mentoria com as lideranças, rifas, além de doações espontâneas, de forma que foi arrecadado um valor aproximado de R$47.140, que será usado na construção de dois espaços de interação com identidade visual integrada para crianças com hemofilia, sendo um no ambulatório e outro na farmácia de distribuição de fatores da Rede Hemosul, no Mato Grosso do Sul. Estes espaços diferenciados tornarão o momento da infusão e da retirada de fatores mais amenos, positivos e humanizados. Adicionalmente, uma vez por mês, o local abrigará um momento lúdico educacional com “Contação de Histórias”, para divertir, instruir, integrar e suavizar um ambiente que, para os pequenos, significa apenas tratamento de saúde.
A iniciativa fez parte das comemorações de 125 anos da Roche no mundo e tem como objetivo incentivar toda a comunidade corporativa a atuar na construção de uma sociedade melhor e mais igualitária.
O Dia do Voluntariado surgiu a partir de uma Wishlist (lista de desejos, em tradução livre) divulgada internamente para os colaboradores. Essa foi a primeira ação aberta a todos os colaboradores, que também contou com alguns parceiros de negócios da Roche e chegou a cerca de 130 voluntários inscritos, que dedicaram seu tempo para ações de infraestrutura na Escola Estadual Augusto do Amaral, na Zona Oeste de São Paulo, como pintura de muros, plantio de grama, limpeza do terreno, execução de uma pista de caminhada, implantação de parquinho infantil e troca das cestas de basquete. O grupo ainda promoveu atividades recreativas, como jogos, brincadeiras e atividades artísticas, com os alunos.
Atenta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial a ODS 3.4, que visa a redução da mortalidade precoce por doenças crônicas não transmissíveis, a Roche firmou uma parceria inédita com a Livelab, organização que atua como um laboratório vivo de inovação social, aplicando tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para promover a transformação positiva, atuando na prevenção e promoção da saúde.
A iniciativa foi realizada por meio de gincanas, chamada de “Jornada X”, com intuito de orientar e incentivar os alunos a buscarem soluções para problemas que costumam aparecer na idade escolar, como o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, o sedentarismo, hábitos alimentares, entre outros. A instituição a receber o desafio foi a Escola Estadual Deputado Augusto Amaral, em São Paulo. Na oportunidade, cerca de 14 voluntários da Roche atuaram como árbitros das gincanas, reforçando a parceria entre a escola e a empresa.
A cultura de doação no Brasil ainda é muito pouco exercitada pela população. Uma alternativa pouco conhecida e que tem potencial para mudar um pouco esse cenário, sem pesar no bolso do cidadão, é a destinação de parte do Imposto de Renda devido para projetos sociais aprovados em leis de incentivo fiscal.
A legislação federal autoriza que até 6% do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) seja destinado para projetos sociais de diversas áreas sem que o cidadão gaste nada a mais. Para isso, contribuintes que utilizam a declaração no modelo completo, podem se valer do incentivo. Visando estimular a cultura de doação e identificar alternativas para ampliar o impacto social, a Roche, em parceria com a Abrace Uma Causa, lançou pelo terceiro ano consecutivo a Campanha Juntos Pela Vida, onde é disponibilizada uma ferramenta para tornar esse processo de doação extremamente simples e seguro. Basta o colaborador acessar a página, estimar o valor que pode ser doado e escolher um projeto para destinar o montante. Os valores precisam ser doados até o último dia útil bancário do ano, para que o contribuinte faça o abatimento no ano seguinte, no momento da declaração.
Cerca de 11 colaboradores da Roche dedicaram 170 horas de mentoria individual para jovens em situação de vulnerabilidade social sobre carreira e mercado profissional. A iniciativa dá robustez ao apoio da Roche Farma ao Instituto Reciclar para o subsídio de curso técnico de jovens que queiram seguir carreira na área da saúde, por meio de convênio com uma escola técnica de renome, a fim de auxiliar a entrada do jovem no mercado profissional.
Pensando ainda em formas de disseminar o conhecimento de áreas técnicas da empresa para fortalecer comunidades, o Departamento Jurídico, Compliance, Responsabilidade Social & Sustentabilidade fez um workshop para 70 jovens do Reciclar sobre o tema Ética, Cidadania e os Três Poderes, para que os jovens tivessem mais propriedade sobre questões fundamentais que afetam a convivência em sociedade e o mercado profissional.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais