O que é ética e suas principais características?

Compartilhar

Você já se perguntou o que é ética? A palavra ética deriva do termo grego “ethos” que tem dois significados: caráter e costume. De maneira simples, a ética é o ramo da filosofia que estuda a diferença entre o bem e o mal, buscando entender os princípios que orientam as ações humanas. 

Logo, a ética dita as normas de certo e errado, que prescrevem as obrigações, os benefícios, a justiça e as virtudes humanas. Um exemplo comum é a forma como a sociedade lida com atos como roubo, homicídio, agressão e fraude. A ética estabelecida pelo comportamento humano determina que todas essas atitudes se encontram no espectro “ruim” das ações, e portanto, devem ser evitadas. 

Para além disso, a ética também é o estudo do desenvolvimento de códigos de ética. Isso porque sentimentos, ações, leis e normas sociais podem desviar do que é considerado ético. Logo, é necessário que exista alguém capaz de analisar esses princípios morais e garantir que eles diferenciem o “bom” do “ruim”. 

Generosidade: o que é e como praticar no dia a dia?

Por fim, é importante frisar que a ética pode ser subjetiva, o que é considerado ético para uma sociedade nem sempre é para outra. É necessário que os indivíduos desenvolvam a ideia da ética individual e coletiva dentro de si mesmos, antes de fazer julgamentos morais sobre a realidade de outros.

Qual a sua função?

Agora que você já entendeu o que é ética, está na hora de descobrir qual a função do conceito. A ética tem como objetivo gerar uma base de comportamentos que visam restringir a quantidade de conflitos morais entre as pessoas. Ou seja, incentivar certas atitudes, para que não se tomem caminhos “ruins”.

Nesse sentido, as pessoas precisam passar a razão por cima da emoção procurando harmonia individual e coletiva. Logo, a filosofia moral humana precisa que as pessoas busquem seu bem, tendo em vista o equilíbrio da sociedade. Levando o indivíduo a agir por tradição, educação, hábito, convicção e inteligência. 

Ser uma pessoa ética e cidadã é agir honestamente, com responsabilidade, lealdade, solidariedade, justiça, pregando sempre a paz e dizendo não a violência.

Quais são os tipos de ética?

Metaética: vertente que estuda a natureza do conceito e busca entender o que é ética. Além disso, a metaética tenta analisar os verdadeiros valores morais de palavras como: bom, mau, certo ou errado. Por fim, ela investiga quais são os princípios éticos, de onde eles surgem e qual o sentido de usá-los. 

Ética normativa: estudo da ação ética, baseado no que é certo e errado moralmente. Existem três teorias dentro da ética normativa: a deontológica (focada na ação/dever), a teleológica (focada nos resultados) e as virtudes éticas. A ética normativa envolve a sistematização, a defesa e a recomendação de conceitos do que é certo e errado na prática.

Ética comparativa: a descrição e explicação das atitudes morais e normas éticas de cada sociedade. Lida com a investigação das diversas crenças éticas de diversos grupos ao redor do mundo, e é uma abordagem usada para descrever como as pessoas agem de acordo com sua moral.

Ética aplicada: nada mais é do que a ética em prática no dia a dia. Esse tipo de vertente lida com campos específicos, ou seja, tem diversas outras subdivisões que ditam o certo e o errado dentro de quadros de realidade específicos. Exemplos: ética profissional, ética ambiental, medica, empresarial, jornalística e bioética

Como surgiu a ética?

O termo ética surgiu na Grécia Antiga, já ligado à filosofia. Na época, os filósofos faziam uma grande reflexão sobre o respeito às regras de convívio social e tentavam entender o regime de comportamento humano. Para eles, o estudo da ética era uma forma de alcançar a felicidade e o “bem viver”.

Lá pela Idade Média, entre os séculos XVI e XVIII, a discussão sobre a ética foi retomada. Porém, as bases fariam uma transição do pensamento religioso, do cristianismo e do islamismo, para o pensamento humano e seus meios de alcançar um bom convivio social. 

Como tratar as pessoas com gentileza?

Qual é a diferença entre ética e moral?

A moral é a tradução latina do termo grego “ethos”, também conhecido como moris. Ambos os conceitos tem uma etimologia semelhante, com a moral sendo vista como um código de conduta, costumes morais e hábitos locais. Enquanto isso, o princípio ético se materializa como a forma racional dessa moral. 

A ética é o ato de refletir sobre as ações morais, que acontecem devido a uma moral socialmente construída por meio da prática de hábitos e tradições. Ela determina o que deve ser mantido e o que deve ser retirado desse esquema de acordo com o que for dito como correto ou errado para a melhor convivência coletiva. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais