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Entenda o que é governança corporativa e como a saúde e o desenvolvimento de uma empresa estão relacionados a forma como sua gestão é realizada

Saber o que é governança corporativa é importante para garantir um desenvolvimento sustentável e de longo prazo nas organizações.

A governança corporativa surgiu com o desenvolvimento do mercado financeiro mundial, em conjunto com a globalização das economias e a expansão das instituições.

Isso porque, a partir desse contexto, surgiu também a necessidade de coordenar as organizações, orientando, monitorando e controlando o ambiente corporativo.

Mas o que é governança corporativa?

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa é um conjunto de princípios que geram valor de longo prazo.

A governança corporativa é composta por princípios, regras, estruturas e procedimentos, que são base para o gerenciamento das organizações. Sua aplicação tem o objetivo de gerar valor de forma sustentável para todos os agentes envolvidos, funcionários, sócios e sociedade.

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Além disso, a governança corporativa é um sistema em que as empresas conduzem seus negócios, buscando pelo equilíbrio e mitigando conflitos de interesses. Esse modelo de gestão também contribui de forma sustentável para a sociedade e o meio ambiente.

Nas palavras do IBGC, a governança corporativa é um “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

O IBGC também fornece o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. Ele é usado para nortear as organizações sobre o tema, aplicando boas práticas de governança

Quais são os princípios básicos da governança corporativa?

A governança corporativa conta com cinco princípios básicos, importantes para o gerenciamento saudável das organizações. Conheça, a seguir, cada um deles.

Integridade

A integridade fala sobre ter uma conduta ética dentro e fora da organização. Ter coerência entre palavras e ações, tomar decisões coesas que evitem conflitos de interesses, ter lealdade à organização e zelar por seus colaboradores, fornecedores, clientes, a sociedade e também o meio ambiente, atingindo todas as partes interessadas.

Transparência

A transparência se refere às informações disponibilizadas, que devem ser verdadeiras, claras e dadas em sua totalidade, independente de seu teor. Devem ser incluídas em relatórios informações sobre fatores ambientais, sociais e de governança, além de informações sobre o desempenho econômico e financeiro da organização.

Equidade

A equidade está relacionada à imparcialidade, igualdade de direitos e oportunidades, empregando senso de justiça. Todas as partes interessadas devem ser tratadas de maneira justa, respeitando diversidade, pluralismo e inclusão. 

Responsabilização

A responsabilização (ou accountability) está relacionada ao ato de prestar contas de forma transparente. É se responsabilizar pelos atos de gestão, assumindo o objetivo de gerar valores sustentáveis ao longo prazo. 

Sustentabilidade

A sustentabilidade está conectada com a responsabilidade corporativa, levando em consideração a viabilidade econômica e financeira da organização. Além disso, a devida importância deve ser dada a todos os pilares de sustentabilidade da empresa. Os aspectos social, intelectual e humano, estrutural e natural devem ser observados, valorizando sua reputação.

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CEOs de todo o mundo dizem entender importância da sustentabilidade, mas viabilidade econômica é empecilho

Qual é a relação entre governança corporativa e compliance?

Compliance é um termo em inglês que, em tradução livre, significa “conformidade”. Ela está diretamente conectada ao princípio básico da integridade, na governança corporativa.

O compliance se popularizou no Brasil a partir da Lei 12.846/13, a Lei Anticorrupção. 

A partir de então, passou a ser empregado pelas organizações, que reconheceram a necessidade de garantir que seus negócios fossem realizados de forma transparente e ética.

Um programa de compliance nada mais é do que um programa de integridade empresarial. É uma ferramenta que tem como objetivo principal combater qualquer tipo de fraude, aplicando políticas internas, seguindo padrões éticos e legais.

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Para garantir o sucesso de programas de compliance, a organização deve conhecer os riscos presentes em suas atividades, além de saber quem são seus stakeholders e shareholders

Além disso, programas de compliance devem contar com canais de denúncia, auditorias e uma ferramenta conhecida como due diligence.

Qual é a importância da due diligence?

A due diligence (ou devida diligência, em português) é uma ferramenta que busca reais e potenciais riscos em um negócio e seus impactos, de forma detalhada. Ela analisa todas as informações e identifica questões relevantes, que podem se tornar problemáticas para o desenvolvimento da organização.

Existem quatro passos no processo de aplicação da due diligence: identificar, prevenir, monitorar e comunicar.

Saber identificar potenciais riscos e impactos, gerados a partir das atividades empresariais ou de seus fornecedores, é básico e essencial. A partir disso, é possível tomar medidas preventivas para que esses riscos, e seus consequentes impactos, sejam evitados. 

Daí, então, é necessário monitorar as medidas preventivas, verificando sua eficácia. Na sequência, entra o princípio da responsabilização, ou prestação de contas. É indispensável a comunicação dos riscos, impactos e medidas preventivas tomadas, de forma transparente para a sociedade.

O que são os stakeholders e os shareholders?

Stakeholders são pessoas (ou grupos de pessoas) impactadas pelas ações e políticas praticadas por uma empresa. Ou seja, são partes interessadas na organização. 

Funcionários, gestores, executivos, acionistas e proprietários, os próprios sindicatos trabalhistas, além de clientes, fornecedores, governos e seus órgãos, e a sociedade civil podem formar os stakeholders de uma organização.

Segundo o Sebrae, “o gerenciamento de stakeholders é importante para garantir que as necessidades e expectativas deles sejam consideradas e atendidas na tomada de decisões e na implementação de projetos. Isso pode ajudar a assegurar o sucesso da organização a longo prazo e a construir relações positivas com as partes interessadas”.

Já um shareholder é também considerado um stakeholder. Shareholder, em português, significa acionista, portanto uma parte interessada nas ações e políticas da organização, afinal ele investe seu capital nela. 

No entanto, um shareholder tem um grau de influência muito maior do que os outros stakeholders.

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Os shareholders foram, por muito tempo, o principal foco na hora de traçar as estratégias de uma organização. Isso porque são eles que investem na empresa, então a gestão tinha como objetivo principal obter lucros.

Com as práticas de governança corporativa e a inserção dos conceitos de ESGEnvironmental, Social and Governance – as organizações têm adotado cada vez mais um modelo de gestão com foco nos stakeholders. Esse é um caminho que promete um desenvolvimento sustentável da organização, contemplando sociedade e meio ambiente.

Qual é a relação entre a governança corporativa e as práticas da ESG?

ESG é um termo que se popularizou em meados dos anos 2020, mas foi criado quase 15 anos antes.

O termo apareceu pela primeira vez no relatório conhecido como Who Cares Wins. Esse relatório foi fruto da parceria entre o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas (ONU), que fundou, nessa ocasião, o Pacto Global

Na época, o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, fez um chamado a 50 CEOs das maiores financeiras do mundo, desafiando-os sobre a possibilidade de integrar fatores ambientais, sociais e de governança aos seus negócios.

Já em 2006, foram criados os Princípios para Investimentos Responsáveis (PRI). O intuito foi encorajar as grandes empresas financeiras e seguradoras a incorporar o ESG em suas análises de risco e oportunidades. 

Em outras palavras, o objetivo era fazer com que os investidores tivessem uma política de governança, adotando critérios responsáveis para seus investimentos, para beneficiar empresas engajadas com práticas socioambientais.

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No entanto, o ESG só ganhou notoriedade em 2019, graças a uma carta aberta de Larry Fink, CEO de uma das maiores empresas de investimentos do mundo. Na carta, Fink afirma que: “o lucro e o propósito estão intimamente ligados”. Essa carta representou um divisor de águas para o ESG, que vem se solidificando cada vez mais no mundo corporativo.

O papel da governança corporativa no Pacto Global da ONU

o que é governança corporativa
Foto de Andrew Moca no Unsplash

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (Pacto Global da ONU) é uma iniciativa de sustentabilidade corporativa. Ele tem como objetivo promover dez princípios relacionados a trabalho, direitos humanos, meio ambiente e anticorrupção entre empresas e outras organizações.

A proposta reforça que a prática da governança corporativa é fundamental para a manutenção da ética, dentro e fora das organizações. Essa prática é uma forma de garantir que os negócios sejam feitos de forma consciente, respeitando o meio ambiente e a sociedade, evitando riscos para a organização. O Pacto Global abrange 160 países e conta com mais de 21 mil membros. O Brasil participa com mais de 2 mil empresas.

No Brasil, a iniciativa atua com 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os temas de atuação são Água e Oceanos, Contra a Corrupção, Direitos Humanos, Clima, Agricultura Sustentável e Comunicação e Engajamento de Stakeholders.

Governança corporativa e responsabilidade social

Um artigo, publicado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), analisou o papel da governança corporativa aplicada ao princípio dos direitos humanos, do Pacto Global da ONU. 

Segundo a publicação, as organizações que aderem ao Pacto Global acreditam estarem prontas para demonstrar, com suas ações, que podem fazer a diferença na sociedade, e sabem que serão avaliadas por seus atos. Ainda, essas ações tendem a influenciar positivamente seus stakeholders.

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Uma coisa leva a outra, e quando as organizações passam a se envolver com questões de cooperação, comportamento ético e solidariedade, elas passam a desempenhar um papel integrador na sociedade. 

Além disso, muitas organizações ferem os direitos humanos, tendo uma visão absolutamente voltada para o lucro. O artigo cita como exemplo a pandemia de Covid-19, demonstrando o desequilíbrio nessas relações. Na época da pandemia, quando tantas pessoas perderam o emprego, as dez empresas com as maiores receitas do mundo ficaram ainda mais ricas.  

A importância da responsabilidade social corporativa se justifica, à medida que as ações das organizações podem violar, direta ou indiretamente, os direitos humanos.

A governança bem feita não só define uma boa reputação para as organizações, como também resulta no aumento dos lucros. Empresas inteligentes encontram na governança corporativa uma boa fórmula, para garantir a continuidade e o desenvolvimento sustentável de seus negócios.


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