Comprar um porta-bituca, segurá-la ou parar de fumar são as opções
A lei anti-fumo, aprovada em 2009 em todo o Estado de São Paulo, proibiu o fumo dentro de estabelecimentos comerciais. Apesar de agradar aos não fumantes, um problema foi criado: as sarjetas ficaram lotadas de bitucas, que se molham com as chuvas, incham e são uma das causas do entupimento de bueiros e das enchentes.
Para evitar esse dano ao meio ambiente, a equipe do eCycle pensou em alternativas legais sobre o que fazer com bitucas de cigarro.
Compre um porta-bituca
Trata-se de um hábito pouco comum aqui no Brasil, mas muito difundido em outros países. É uma espécie de cinzeiro que você pode levar para qualquer lugar. Além de jogar a cinza nesse pequeno recipiente, as bitucas também podem ficar armazenadas até a hora em que você encontrar uma lata de lixo. Além de todo o caráter ecologicamente correto, o porta-bitucas é um adereço bem estiloso!
Segure a bituca na mão e jogue no lixo
Eu sei, dá uma vontade incontrolável de jogar a bituca no chão, mas não custa nada segurá-la na mão, dar uma passadinha perto da lata do lixo e deixá-la repousar por lá, esperando pelo lixeiro.
Pare de fumar
Não é uma opção fácil. O cigarro tem diversas substâncias viciantes e prazerosas. Muitas pessoas não estão dispostas a parar com vício. Mas pense bem: além de você evitar o consumo e produção de milhares de bitucas de cigarro, você poupa os seus próprios pulmões, os pulmões alheios e o seu bolso.
Há estudos preliminares sobre a reciclagem e o reaproveitamento de substâncias contidas nas bitucas, mas nada que possa ser usado em larga escala, pelo menos por enquanto.
Se você tem outra ideia, deixa sua dica nos comentários!