As ceias de fim de ano são uns dos momentos mais aguardados do ano, mas depois que elas acabam muitas pessoas se perguntam: “O que fazer com sobras do Natal?”
Já se perguntou o que fazer com sobras do Natal? Você foca na dieta o ano inteiro para poder extravasar nas festas de final de ano sem aquele sentimento de culpa. Chega o Natal e vem aquela expectativa de comer toneladas de delícias tradicionais.
Mas o que geralmente acontece é que o tanto de comida preparada seria o suficiente para alimentar uma cidade inteira! Depois de superestimar a quantidade de comida que seres humanos normais comeriam, o que resta são muitas sobras.
O que fazer quando você não quer passar a semana seguinte ao Natal tendo as três refeições do dia baseadas em peru e farofa? Em vez de jogar tudo fora, por que você não reaproveita? Confira algumas dicas para saber o que fazer com sobras do natal.
Com o arroz
Aquela panela enorme de arroz não vai durar muito tempo antes que estrague? Você pode fazer bolinhos de arroz ou transformá-lo em algo mais atrativo, como um arroz de forno com queijo gratinado ou um risoto com o próximo item da lista. Essas receitas com sobras da ceia vão acabar fazendo muito sucesso!
Se sua família fez realmente muito arroz, você também pode congelar porções em potes herméticos e descongelar conforme precisar. Basta colocar o arroz no pote: ele não perde sabor nem textura quando descongelado.
Receita de bolinho de arroz
Ingredientes
- 2 xícaras chá de arroz cozido
- 1/2 xícara chá de leite
- 2 colheres sopa de cheiro-verde picado
- 1 colher sopa de fermento em pó
- 1/2 xícara chá de amido de milho
- 1/2 xícara chá de farinha de trigo
- 1 pitada de pimenta do reino moída (a gosto)
- 3 ovos
- Óleo para fritar (você também pode fazer na air-fryer e evitar o consumo de gordura)
Modo de preparo (passo a passo)
- Misture todos os ingredientes em um recipiente, até que forme uma massa bem encorpada;
- Pegue a massa e molde no formato de bolinhos;
- Esquente o óleo em fogo baixo enquanto isso;
- Quando o óleo estiver quente coloque os bolinhos para fritar;
- Deixe os bolinhos dourarem, retire-os do óleo e coloque-os em papel toalha para absorver o excesso de óleo;
- Sirva!
Com as aves
Você pode fazer tortas de liquidificador com as sobras de peru – é só usar aquela receita clássica de massa que você tem no fundo de alguma gaveta. Basta desfiar a ave para fazer o recheio. Salpicão e empadas de peru também são ótimas alternativas, além da possibilidade de fazer sanduíches deliciosos.
Receita de torta de peru assado que sobrou do Natal
Ingredientes
Massa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 100 g de manteiga sem sal
- 1 colher de chá de sal
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de leite ou água
Recheio
- Sobras de carne de peru da noite anterior
- Molho do peru (pode usar caldo de legumes e farinha)
- 1 cebola em cubo
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Salsinha e cebolinha picadas a gosto
Egg Wash
- 1 gema
- 1/2 colher de sopa de água
- 1/2 colher de sopa de azeite
Modo de preparo
- Junte a farinha, sal e água em uma vasilha, adicione os cubos de manteiga e misture tudo com a ponta dos dedos;
- Quando a manteiga estiver incorporada na massa, semelhante a uma farofa, faça um buraco no meio e adicione um ovo levemente batido e leite;
- Misture com a mão até virar uma massa homogênea;
- Coloque a massa para descansar na geladeira por pelo 15 minutos, coberta;
- Divida a massa em duas partes, abra uma delas com um rolo sobre uma superfície lisa e coberta com farinha de trigo;
- Abra a outra massa da mesma forma e guarde na geladeira;
- Unte uma forma e coloque uma das massas por cima;
- Leve ao forno a forma com a massa, no fogo médio, por 10 minutos;
- Retire do forno e cubra com recheio, depois cubra novamente com a outra massa;
- Em uma vasilha junte os ingredientes do Egg Wash e misture bem. Pincele o líquido por cima da torta antes de colocá-la novamente no forno por mais 25 minutos.
Recheio
- Pique as sobras do peru que ficaram para o dia seguinte e reserve;
- Em uma panela, refogue a cebola com o azeite e uma pitada de sal;
- Junte o peru picado e refogue por mais tempo. Adicione o molho e desligue o fogo. Se quiser pode adicionar azeitonas verdes à receita. O recheio está pronto.
Com as frutas
Normalmente as frutas são utilizadas para decorar a mesa. Não vamos jogar essas delícias fora, não é? Você pode fazer sucos, vitaminas, smoothies ou saladas de frutas que caem super bem no verão. As frutas vermelhas, muito comuns na ceia de Natal, também podem ser congeladas. Saiba mais na matéria: “Como congelar legumes, frutas e verduras evitando desperdícios: branqueamento de alimentos” e confira o vídeo.
Com o panetone
Às vezes abusamos e chega uma hora em que sequer conseguimos sentir o cheiro do panetone… Mas você pode fazer rabanadas com as sobras dele! Por exemplo: faça a clássica receita de rabanada, passando as fatias de panetone no leite, nos ovos e depois fritando. Polvilhe açúcar com canela e faça a alegria do pessoal na sua casa!
Doe alimentos para geladeiras comunitárias ou compartilhe com quem precisa
A ceia de Natal é um momento de comunhão e confraternização, por isso, você pode contribuir com a vida de outra pessoa doando alimentos em boa qualidade. Caso sobre algum prato em perfeito estado, que sobrou porque ninguém mais aguentava comer, ofereça para quem precisa!
Você pode ajudar doando a refeição em geladeiras comunitárias na região ou doando para alguém da região que passa por dificuldades e não teve muito para a própria ceia de Natal. Se você quiser, e perceber que tem muita comida sobrando, convide essa pessoa para passar a refeição do feriado na sua casa.
Lembre-se que antes de se perguntar o que fazer com sobras do Natal, você precisa se perguntar quanta comida é necessária para a sua ceia. Não tente esbanjar, às vezes manter uma ceia simples pode ser bom para o seu bolso, estômago e para a natureza.