Quem quer um animal de estimação deve escolher a espécie certa para sua família, conversando com todos da casa e ter em mente que a atitude mais sustentável é adotar um animal que foi tirado das ruas. Mas mesmo sabendo todas as vantagens da adoção, não podemos negar: existem raças de animais que são uma fofura. O focinho comprido do setter irlandês, a majestade do maine coon… a lista é grande. Eles são lindos, mas comprar um animal saudável e criado de forma correta não é tão simples quanto parece. Saber como escolher um animal de estimação depende de diversos fatores como apontado na matéria “Como escolher um animal de estimação para sua família?“, mas não depende só da família que receberá um novo companheiro, mas também sua origem.
Os criadores responsáveis de raças são poucos. O que mais se encontra por aí são “fabricantes” de raças: pessoas que colocam os animais para cruzar precocemente, mais vezes por ano do que suportam, com parentes diretos (filhos, irmãos, primos, etc), sem se importar com doenças genéticas e vivendo em péssimas acomodações. Tudo para produzir filhotes sem parar, visando apenas o lucro.
Um criador responsável deverá se preocupar com:
Se quiser um animal silvestre, procure criadores certificados pelo Ibama. Não contribua com o tráfico, pois é uma prática que degrada o meio ambiente e é uma forma de maus-tratos aos animais.
Não compre um animal só porque é bonito ou está na moda. Antes de tudo, pense no compromisso de ter um ser vivo sob seus cuidados. E, principalmente, nunca dê um animal de presente, pois se já é difícil pegar a responsabilidade para você, imagine colocá-la nas mãos de outra pessoa.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais