A oclocracia é um sistema político liderado pelas massas, em que elas fazem as decisões do país e contam com a intimidação de autoridades legítimas. A palavra deriva do grego “ochlos” (massa) e “kratos” (poder).
Em geral, a oclocracia é creditada como um modelo em que a massa (pessoas comuns) são guiadas pela democracia. No entanto, alguns especialistas a veem como uma possível ameaça à liberdade, uma vez que as próprias massas não agem de modo imparcial e controlada, e sim “irracional”. (1)
No dicionário Collins, a oclocracia é definida como “o fato ou estado de grandes grupos de pessoas agindo sem o consentimento do governo, autoridades.”
Nos Estados Unidos, por exemplo, a Constituição foi elaborada em partes para evitar a formação de uma liderança oclocracional, que então seria substituída por um modelo político em que a massa não lidera, mas sim escolhe representantes formais para a tomada de decisões do público. Entretanto, a forma estipulada em primeira instância não era uma imagem perfeita da democracia atual, uma vez que esses representantes não lideravam, mas escolhiam outros representantes encarregados do governo.
A democracia, diferentemente da oclocracia, é ditada pelo poder público em eleger representantes para o bem comum da maioria.
Justamente por estar atrelada às decisões da maioria, a oclocracia defende que a democracia como a conhecemos não traduz para a proteção das minorias. Assim, o conceito da oclocracia é vista por muitos como a “verdadeira democracia” ou a “democracia pura”.
Em teoria, ela se desprende do que é imposto por representantes, tomando as rédeas do sistema político e fazendo suas próprias decisões em prol ao povo, principalmente às minorias e grupos marginalizados.
Embora pareçam ideias similares, o anarquismo e a oclocracia são diferenciados por especialistas.
O anarquismo se desprende do governo, acreditando que ele é uma forma de controle antinatural, prejudicial e desnecessária. Portanto, defende um sistema político voluntário, sem estados e o totalitarismo visto como imposto por outros modelos governamentais.
Enquanto a oclocracia é vista como o controle do governo pelas massas, especialistas defendem a ideia de que o sistema conta com representantes. Portanto, o conceito de que a oclocracia é uma forma de anarquia é discutível, pois um grupo específico é legitimamente encarregada do governo e das decisões do povo como um só.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais