Entenda mais sobre o óculos de Sol e como ele funciona
O óculos de Sol é um acessório popular, mas que possui benefícios à saúde. As lentes escuras do objeto ajudam a proteger os olhos do Sol e, consequentemente, dos raios ultravioletas (UV).
Por ser um objeto atrelado à moda, muitas pessoas não reconhecem a função do óculos de Sol na saúde. No entanto, especialistas enfatizam a importância da proteção ocular no dia a dia.
Assim como a pele, os olhos podem sofrer com as consequências dos raios UV. Já foi comprovado que uma longa exposição a esses fatores pode aumentar o risco de condições oculares severas, como catarata e degeneração macular. Além disso, os olhos também podem sofrer queimaduras — condição chamada de fotoceratite e caracterizada pela inflamação da córnea.
Tipos de raios UV
Existem três tipos de radiação ultravioleta que podem comprometer a saúde ocular, mas que podem ser bloqueados pelo uso de óculos de Sol. São eles:
- Raios UVA: dos três tipos de raio, possui o menor nível de energia. Contudo, pode viajar através da córnea até a retina, prejudicando a saúde ocular. Esse tipo de raio também está associado ao desenvolvimento de catarata e degeneração macular.
- Raios UVB: embora alguns sejam filtrados pela camada de ozônio, a exposição aos raios UVB estão associados à condições como fotoceratite, pterígio e pinguécula.
- Raios UVC: possuem a maior incidência de energia e podem apresentar os maiores riscos à saúde. No entanto, são completamente absorvidos pela camada de ozônio.
Função do óculos escuro
Os óculos de Sol possuem diversas funções além do bloqueio da radiação ultravioleta e a proteção dos olhos dos efeitos desses raios, como:
- Proteção contra luzes fortes que afetam a íris e podem potencialmente causar danos à retina;
- Óculos de Sol polarizados oferecem proteção contra reflexos da água, neve e outras superfícies;
- Eliminação de frequências específicas de luz que podem borrar a visão, aumentar o contraste ou estimular seu corpo a dormir ou ficar acordado.
Como o óculos de Sol funciona?
Dependendo do tipo de óculos, ele pode oferecer mais ou menos benefícios que são oferecidos, na maioria das vezes, pelas lentes. As lentes dos óculos de Sol podem ser revestidas com inúmeras funções que incluem:
- Revestimento UV: É responsável pela proteção dos olhos contra raios UV. Lentes de policarbonato já possuem proteção UV embutida, mas outras também podem receber o revestimento.
- Revestimento espelhado: Funciona como um espelho, refletindo a luz longe dos olhos e ajuda a evitar o estrabismo e fadiga ocular.
- Revestimento antirreflexo (AR): Possibilita uma visão mais clara e previne que a luz reflita na superfície traseira dos óculos.
- Lentes polarizadas: Não protegem contra os raios UV, mas sim contra luzes polarizadas, que causam ofuscamento e podem reduzir a visibilidade.
Cores das lentes
Você sabia que, além de refletir o estilo do usuário do óculos de Sol, as cores das lentes também possuem funções diferentes? Entretanto, embora algumas lentes específicas sejam indicadas para algumas atividades, a escolha, na maioria das vezes, não afeta os benefícios dos óculos.
Conheça as propriedades das cores das lentes:
- Cinza: tonalidade neutra, quase não afeta a visão de cores e é indicada para a maioria das atividades;
- Verde: fornece contraste e ajuda a reduzir o brilho e a fadiga ocular. Indicada para esportes como golfe e tênis, mas também para o uso diário;
- Vermelha ou rosa: bloqueia a luz azul e também melhora os detalhes e aumenta a profundidade de campo. Ideal para o ciclismo e esportes da neve ou da água;
- Azul ou roxa: fornece percepção de cor aprimorada, sendo indicada para dias nublados;
- Âmbar ou marrom: aumenta o contraste e a acuidade visual, boa para a maioria dos esportes;
- Amarela, laranja ou dourada: melhora a visibilidade de objetos, principalmente em ambientes com pouca luz.
Luz azul
Mas, afinal, os óculos escuros podem proteger da luz azul?
Nem todos os óculos de Sol oferecem o mesmo nível de proteção. No entanto, acredita-se que a maioria dos óculos podem bloquear alguns níveis de luz azul, especialmente se forem polarizados ou com lentes mais escuras.
A luz azul é um intervalo do espectro de luz visível, com comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm, derivada de fontes artificiais, como os equipamentos eletrônicos. Diversas pesquisas já comprovaram seus impactos na saúde, podendo afetar o ritmo circadiano e a saúde ocular em geral.
Embora grande parte da luz azul que é submetida aos seres humanos seja derivada de computadores e celulares, a poluição luminosa derivada de lâmpadas de LED também pode ser uma fonte de contato. Portanto, a proteção contra essas luzes mesmo com óculos escuros pode ser essencial.
Como escolher um óculos de Sol?
Em relação ao estilo, a escolha do óculos de Sol é de gosto pessoal. As diferentes armações e lentes criam uma variedade incrível de escolhas para o usuário. No entanto, para usufruir dos benefícios oferecidos pelo acessório, a única escolha importante é o tipo de lente utilizada.
Desse modo, dê preferência à modelos com revestimento UV, para que ele possa exercer sua função no bloqueio dos raios ultravioletas. Para a proteção contra a luz azul, o mercado também oferece diversas opções.