Assegurar o consumo sustentável corresponde ao 12° dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12). Um dos objetivos criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para cumprir com os acordos feitos na Agenda 2030. Seu princípio consiste em “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.
O ODS 12 busca conter estatísticas nada alentadoras:
Além disso, a população global deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas até 2050. Seriam necessários cerca de três planetas para prover os recursos naturais que sustentam os estilos de vida atuais.
Os 193 países membros da ONU têm orientado suas decisões seguindo uma nova agenda: são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Lançada em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Geral da ONU, a agenda é composta por 17 itens. Alguns deles incluem erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva. Dessa forma, a previsão é que eles devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.
Os Estados e a sociedade civil discutiram seus papéis para atingir os 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS foram baseados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que estabeleciam metas para o período entre 2000 e 2015. Como resultado, obtiveram avanços consideráveis na redução da pobreza global, no acesso à educação e à água potável.
A ONU considerou os Objetivos do Milênio um sucesso. Por isso, propôs dar continuidade ao trabalho já realizado, traçando novas metas para os próximos 15 anos. Surgiram assim os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Consumo sustentável é “aquele que envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais, garantem emprego decente aos fabricantes e são facilmente reaproveitados ou reciclados”, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O consumo sustentável acontece quando as escolhas de compra ou aquisição são conscientes, responsáveis e com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) considera que consumo sustentável é aquele em que há o uso de serviços e produtos que correspondem às necessidades básicas de toda a população. Além disso, ele traz qualidade de vida e reduzir os danos provocados ao meio ambiente. Isso significa que o consumo sustentável pressupõe a redução do uso dos recursos naturais e da produção de lixo e outros materiais tóxicos.
Dicas de consumo sustentável são apenas alguns passos iniciais para se comprometer individualmente de forma responsável com os rumos da sociedade. Na prática, a escolha por uma atuação mais consciente, com suas limitações, é uma postura que pode ser adotada por empresas, governos e organizações e pessoas. Alguns exemplos de dicas para ter um consumo sustentável são:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais