A ideia central do encontro é produzir imagens sobre papéis e tecidos de forma que o negativo das plantas fique marcado sobre as superfícies utilizadas
A cianotipia é um processo artesanal de montagem imagética feito a partir da mistura dos químicos e a exposição de uma placa de vidro à luz solar. Ele começou a ser usado no século XIX e permite a criação de imagens por meio do contato de uma superfície com um reagente de cor azulada, tendo como resultado a criação de imagens azuis.
Durante a atividade serão utilizadas plantas, mas muitos outros materiais e elementos podem ser utilizados para realização deste processo. A ideia central do encontro é produzir imagens sobre papéis e tecidos de forma que o negativo das plantas fique marcado sobre as superfícies utilizadas, sendo possível produzir cópias fotográficas e fotogramas. Todo material para realização das atividades práticas estão inclusos e cada participante levará os experimentos realizados durante o encontro.
Programação
- Breve histórico do processo;
- O que é a cianotipia;
- Mostra de trabalhos;
- Produção de fotografias e fotogramas.
Dani Sandrini
Formada em comunicação pela ECA-USP, desde 1998 trabalha com fotografia, tanto comercialmente quanto como ferramenta em propostas lúdicas e educacionais. Em 2009 começa a se dedicar aos seus projetos autorais em fotografia, atuando entre o Brasil e a Jordânia, onde foi premiada em 2014.
Serviço
- Evento: Oficina de cianotipia
- Data: 9 de fevereiro de 2019
- Horário: das 9h30 às 12h30
- Vagas: limitadas (10)
- Local: Escola de Botânica
- Endereço: Av. Angélica, 501, Santa Cecília, São Paulo, SP
- Valor: R$ 250,00 (
- Saiba mais ou inscreva-se
Veja também:
- Com hortas em jardins, moradores de cidade suíça compartilham vegetais
- Faça uma horta de legumes e ervas usando 1 m² do quintal da sua casa
- Windowfarm: faça uma horta na janela da sua casa
- Noocity: as hortas urbanas inteligentes que economizam cerca de 80% de água