Kokedama é uma técnica de arranjo japonês que não exige o uso de vasos
Kokedama é um arranjo desenvolvido por uma técnica japonesa semelhante à técnica do bonsai, porém um pouco mais simples. É uma alternativa de cultivo que não exige o uso de vasos. Traduzido do japonês, koke (musgo) dama (bola) é exatamente o que a oficina propõe: plantar em uma mistura de substrato com musgo.
Serão abordados os diferentes aspectos das plantas e seus diferentes tipos de habitat, substratos adequados, tipos de musgos, possibilidades de linhas, adubação, exposição a luz e regas. Cada participante fará duas kokedamas com suculentas e solo úmido e kokedamas de samambaias e orquídeas.
Conteúdo
- Origem da Técnica;
- Seleção de plantas;
- Ambiente ideal para suas plantas;
- Principais aspectos da Morfologia das Raízes;
- Morfologia externa das raízes;
- Preparação de substratos para diferentes tipos de plantas;
- Como fazer Kokedamas (atividade prática);
- Possibilidades de linhas para amarração;
- Irrigação e Adubação;
- Decorando com Kokedamas.
Gisele de Oliveira
Gisele de Oliveira, co-fundadora da Escola de Botânica, bióloga, mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica. Atuou por dez anos como colaboradora em diversos Projetos de Pesquisas relacionadas a Flora brasileira, desenvolvendo pesquisas científicas com equipes de intuições nacionais e internacionais, que resultaram trabalhos científicos já publicados. Lecionou disciplinas de meio ambiente e botânica para ensino técnico, além de apresentar experiência em manejo de herbários, expedições científicas, consultoria ambiental e recomposição florestal de Mata Atlântica.
Serviço
- Evento: Oficina de kokedama
- Data: 12 de novembro de 2018
- Horário: das 18h30 às 21h30
- Local: Escola de Botânica
- Valor: R$ 180,00
- Vagas: 12 (doze)