Durante a atividade os participantes serão convidados a degustar flores comestíveis e terão a oportunidade de sentir sabores únicos e muitas vezes, inéditos
Falar de flores comestíveis ainda é uma surpresa para muita gente. A flor teve um papel fundamental em toda a história botânica, sempre chamou a atenção de desbravadores da época das colonizações e pesquisas de plantas. Em 1526, na França, alteias, goiveiros, cravos, violetas, prímulas e calêndulas já eram flores que coloriam o país. À medida que os europeus viajavam para o Império Otomano, encontravam plantas coloridas nunca vistas e iam trazendo para casa.
No final do século dezesseis o desenvolvimento de novas relações comerciais trouxe notícias sobre a diversidade de riquezas botânicas existentes em terras estrangeiras. Já no século dezoito os jardins de plantas que eram montados como medicinais começaram a ganhar corpo os jardins botânicos e isso se tornou um comércio lucrativo.
A oficina de flores comestíveis apresentará um breve histórico sobre a relação humana com o consumo de flores como alimento, dicas de como inseri-las na alimentação e no dia a dia, além de muitas outras informações. Durante a oficina os participantes serão convidados a degustar flores comestíveis e terão a oportunidade de sentir sabores únicos e muitas vezes, inéditos.
Conteúdo
- História das flores comestíveis: do costume antigo de se comer flores até a quebra dele com a chegada dos industrializados;
- Como identificar se uma flor é comestível;
- O que torna uma flor comestível;
- Sugestões de uso na alimentação;
- Experiência sensorial de degustação;
- Cristalização de flores de jasmim de forma vegana;
- Apresentação do preparo de um bolo com flores comestíveis.
Deborah Gaiotto
- Publicitária de formação e hoje idealizadora do projeto Deborah na Fazenda. Ganhadora do prêmio “Mulher de Negócios 2013” pelo Sebrae, é diretora comercial na empresa Fazenda Maria e especialista em flores comestíveis.
Serviço
- Evento: Oficina de flores comestíveis
- Data: 13 de Abril de 2019 (sábado)
- Horário: das 9h às 12h
- Local: Escola de Botânica
- Endereço: Av. Angélica, 501, Santa Cecília, São Paulo, SP
- Número de vagas: 12 (doze)
- Número mínimo de participantes: 6 (seis)
- Investimento: R$ 180,00
- Saiba mais ou inscreva-se
Como chegar na Escola de Botânica
Veja também:
- Pancs: as plantas alimentícias não convencionais
- Os dez alimentos mais saudáveis do mundo
- Plantas que podem ser cultivadas em casa e que funcionam como purificadores de ar
- Três plantas medicinais para cultivar no quintal
- Agricultura urbana orgânica: entenda por que é uma boa ideia
- Dente-de-leão: planta é comestível e traz benefícios à saúde