O óleo de abacate (Persea gratissima oil) é um tipo de óleo vegetal extraído da polpa do abacate, fruto do abacateiro (Persea americana), uma árvore originária da região da América Central e do México, muito encontrada no Brasil. O abacate é rico em vitamina A, C e E, ácido fólico, proteínas e potássio, e é conhecido por ser uma fruta calórica e com alto teor de gorduras. No entanto, essas gorduras são boas, podendo ajudar a controlar os níveis de colesterol ruim e triglicérides e gerar bem estar.
Sendo assim, o óleo obtido a partir do abacate é muito rico em nutrientes. A extração do óleo de abacate ocorre por meio da centrifugação dos frutos quando maduros, isto é, quando estão com consistência mole – exatamente no momento em que apresentam teores mais elevados de óleo.
O principal obstáculo para fazer óleo de abacate é a alta quantidade de umidade que interfere no rendimento da extração, afetando sua qualidade. No entanto, diferentes métodos de extração já vêm sendo utilizados para aumentar o rendimento do processo de obtenção do óleo. Por ser uma substância de pequena produção mundial, o óleo de abacate possui um alto valor comercial.
O óleo vegetal obtido é rico em várias substâncias que proporcionam benefícios à saúde, como lecitinas, fitoesteróis (principalmente beta-sitosterol), vitamina A e vitamina E, que chega a ser quase o dobro da quantidade contida no óleo de semente de uvas.
Devido à grande quantidade de fitoesteróis e vitamina E, o óleo de abacate apresenta muitas propriedades positivas ao bem-estar, podendo ter diversas finalidades. A alta concentração de beta-sitosterol confere ao óleo de abacate propriedades bactericidas, antivirais e uma ação anti-inflamatória.
A vitamina E, presente no óleo de abacate, é uma ótima substância com ação antioxidante. Ela ajuda no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas.
O óleo de abacate é muito utilizado em protetores solares, pois apresenta efeito de absorção dos raios UV.
O óleo de abacate também pode ser aplicado no tratamento de dermatite, inflamações na pele, queimaduras, acne, psoríase e acelera a cicatrização. É um óleo comum no tratamento pós-cirúrgico, prevenindo marcas e formação de queloides.
O óleo de abacate tem efeito calmante na pele irritada, aliviando coceiras e suavizando manchas, sendo um ótimo substituto para hidratantes que podem agravar ainda mais o problema, principalmente em pessoas com pele mais sensível.
O óleo extraído do abacate também é um ótimo hidratante para os cabelos. Proporciona hidratação para cabelos secos e fracos dando brilho e maciez. Ajuda no fortalecimento dos fios estimulando o crescimento, além de diminuir a queda capilar.
O óleo de abacate tem boa penetração na pele, funcionando bem como óleo de massagem, pois deixa a pele macia e bem nutrida. Além disso, ele também pode ser misturado com óleos essenciais e outros óleos vegetais, além de ser adicionado em xampus e cremes para potencializar seus efeitos e propriedades. É um ótimo ingrediente para produção de sabão em barra.
O óleo de abacate serve como um ótimo substituto natural para produtos cosméticos e cremes, que muitas vezes contêm químicas que podem ser nocivas, como por exemplo os parabenos, prejudicando a saúde do consumidor.
Nos cosméticos, o óleo pode ser usado puro ou misturado com cremes, estimulando a produção de colágeno e evitando assim rugas e estrias, dando vitalidade à pele.
O óleo de abacate também proporciona muitos benefícios à saúde por meio da alimentação. A presença de beta-sitosterol colabora para a saúde do coração, equilibrando o colesterol, além de auxiliar no tratamento de hipertrofia prostática, ajudando a reduzir o risco de câncer de próstata.
Para conhecer receitas deliciosas e inusitadas com abacate dê uma olhada na matéria:
Por conter gorduras saudáveis que promovem a sensação de saciedade, o óleo de abacate também pode ser usado na prevenção da compulsão alimentar.
Pode ser consumido puro ou com molhos, para tempero de saladas (substitua aquela colher de sopa de azeite pelo óleo!) ou em pratos quentes. Por ser estável em altas temperaturas, o óleo de abacate também pode ser usado para frituras, mantendo suas propriedades e nutrientes. Mas atenção: para consumo, o óleo de abacate deve ser puro. Certifique-se de que ele é próprio para consumo antes de ingeri-lo.
Portanto, opte por utilizar produtos o mais natural possível.
Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleo provoca sérios impactos ambientais, principalmente em relação à contaminação da água.
Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e entupimento dos encanamentos. Portanto, evite desperdiçar e descartar óleo de abacate.
Mas caso precise, faça o descarte correto. Encontre quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa nos mecanismos de busca do Portal eCycle. Lembre-se também de descartar corretamente o recipiente, se não for reutilizá-lo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais