O óleo de coco vegetal é uma manteiga extraída do coco pela prensagem, através do uso de solventes ou por processos caseiros.
Para entender melhor como funciona o processo de extração de óleo vegetal, leia a matéria “Conheça as técnicas de extração de óleos vegetais”. Para saber como fazer o óleo de coco vegetal em casa, confira a matéria “Como fazer óleo de coco de um jeito fácil“.
Existem diversos tipos de óleo de coco vegetal, mas os mais encontrados no mercado são o óleo de copra e o de babaçu. O coco babaçu e o coco copra são frutas de cocos distintos. Sendo o primeiro chamado cientificamente de Attalea speciosa e o segundo Cocos nucifera.
O babaçu é um dos representantes mais importantes das palmeiras brasileiras, muito comum no estado do Maranhão e na floresta amazônica.
O óleo de coco vegetal de babaçu possui grande quantidade de ácido graxo, ácido láurico (que está presente em 50% do óleo). Sem contar com os ácidos oleico, mirístico e caprílico, que proporcionam benefícios à saúde.
O óleo de coco vegetal de babaçu possui propriedades analgésica, antiviral e ajuda o sistema imunológico.
O óleo de coco vegetal de babaçu possui alto índice de saponificação – sendo uma ótima alternativa para fazer sabão caseiro. Ele pode ser aplicado diretamente na pele, puro ou misturado com outros óleos essenciais e vegetais. Afinal, possui um alto poder de hidratação.
Por ter uma significativa quantidade de ácido láurico, o óleo de babaçu é um potente anti-inflamatório que evita o aparecimento de acnes. Mas atenção: se você possui a pele muito oleosa, talvez o óleo de coco vegetal não seja o ideal.
Confira mais de seus benefícios na matéria:
No cabelo, o óleo de coco vegetal de copra previne danos em cabelos secos, além de tratar os fios danificados química e termicamente. Isso porque o óleo de coco vegetal ajuda a evitar a perda de proteínas e água dos cabelos, servindo como um lubrificante natural.
A ingestão de óleo de coco vegetal de copra promove melhorias nos níveis de gordura do sangue. Logo, reduzindo o colesterol total e o risco de doenças cardiovasculares.
O óleo de coco vegetal é um alimento com altos níveis de gordura saturada. Estudos sugerem que, diferente dos alimentos de origem animal, ele possui ácidos graxos que, por serem metabolizados pelo fígado, são fontes de energia alternativa. Desse modo, pode ser benéfico para as pessoas que estão desenvolvendo ou já possuem deficiência de memória, como a doença de Alzheimer.
Ele também possui propriedades antioxidantes, reduz o nível de glicemia em jejum e melhora a tolerância oral à glicose. Sendo uma opção para diabéticos.
O óleo de coco também pode ser um aliado da saúde bucal, ajudando a prevenir a formação de placa e gengivite bucal.
As peles ressecadas, escamosas, ásperas e/ou que coçam também podem ser beneficiadas pela aplicação de óleo vegetal de coco copra, uma vez que apresenta efeitos antissépticos e é mais eficaz que óleos minerais.
A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) afirma que os estudos feitos sobre alguns benefícios para a saúde até então são controversos e inconclusivos. Por isso, recomenda que esse óleo não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento de doenças.
Mas lembre-se: quando acabar o seu óleo de coco – caso não reutilize o pote de vidro – descarte a embalagem corretamente. Veja quais são os Postos de Coleta mais próximos de sua residência.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais