O trigo é a segunda maior cultura de cereais no mundo, perdendo apenas para o milho. O grão de trigo é dividido em três partes: a casca (pericarpo), que constitui de 14% a 18% do peso do grão; a semente (endosperma) que contém cerca de 80% a 83% e é a parte utilizada para produção da farinha de trigo; e o gérmen, que é o embrião de uma nova planta constituindo cerca de 2,5% a 3% do grão de trigo.
Durante a moagem do grão para se obter a farinha de trigo, o gérmen é retirado devido ao teor de gordura que tornaria a farinha rançosa. Porém, esse resíduo não é desperdiçado. O gérmen é a parte mais rica em nutrientes, e por se deteriorar rapidamente após ser destacado do grão, a melhor maneira de aproveitar esses nutrientes é por meio da produção do óleo de gérmen de trigo.
A extração desse óleo vegetal ocorre por prensagem a frio, a fim de manter todos os nutrientes contidos no gérmen fresco. Após a prensagem, o gérmen é submetido a altas pressões, sem uso de calor ou solvente químico, obtendo-se o óleo. O produto é um pouco custoso, pois para produzir um quilo de óleo puro, são necessárias 20 toneladas de grãos de trigo.
No entanto, os nutrientes presentes no óleo de gérmen de trigo são muito significativos. O óleo obtido contém grandes quantidades de vitamina E, K, potássio, sais minerais e gorduras insaturadas. Eles atuam como antioxidantes e, por esta razão, o óleo de gérmen de trigo é muito empregado na indústria cosmética em fórmulas de xampus, cremes hidratantes, condicionadores de cabelos, para fazer sabão e sabonetes e para outros usos.
O óleo de gérmem de trigo ajuda a melhorar significativamente a aparência da pele, revertendo danos causados por queimaduras ou pelo sol e servindo como um ótimo protetor solar natural para o corpo. Também evitam erupções e acnes e melhoram o aspecto visual da pele. E auxiliam no tratamento de psoríase, eczema e dermatite, tanto em adultos quanto em crianças, diminuindo as cicatrizes.
Para aplicar, basta passar um pouco de óleo de gérmen de trigo diretamente na pele danificada e esfregar. As propriedades antioxidantes e regenerativas irão ajudar na reconstrução da pele, além de prevenir contra rugas e flacidez. O óleo de gérmen também é muito útil para peles secas e rachadas. Por ser um ótimo hidratante, serve também para hidratar cutículas ásperas.
As propriedades do óleo de gérmen de trigo também podem ser aplicadas nos cabelos. O óleo ajuda a melhorar a aparência dos cabelos secos, elimina o frizz e fecha as cutículas de cabelos danificados. Mas a ação não para por aqui, o óleo de gérmen de trigo ajuda no crescimento capilar e previne quedas do mesmo. Para aplicá-lo, massageie o couro cabeludo com óleo, principalmente em locais onde há sinais de perda de cabelo, assim ativará a circulação sanguínea e, junto com os nutrientes contidos no óleo, auxiliará no crescimento dos cabelos e folículos saudáveis.
Pode ser aplicado puro ou misturado com xampus e cremes, mas para melhor atuação, utilize-o na forma pura, pois alguns produtos contém substâncias químicas que podem ser nocivas à saúde, como por exemplo os parabenos. Para comprar o óleo vegetal de gérmen de trigo puro e outros visite a Loja eCycle.
Esse óleo também é muito usado como óleo de massagem, pois ajuda a ativar a circulação sanguínea, nutre a pele e relaxa o corpo, proporcionando uma sensação de bem-estar após a massagem.
É importante saber que o óleo de gérmen de trigo perde suas propriedades e qualidades em altas temperaturas. Dessa forma, mantenha sempre guardado em locais frescos e arejados.
O óleo de gérmen de trigo, se ingerido, pode trazer benefícios, como reduzir o açúcar no sangue (sendo um aliado contra diabetes), aumenta o oxigênio nas células, ativa circulação sanguínea, auxilia no tratamento de insônia e ajuda combater o estresse. No entanto, a principal indicação do óleo de gérmen de trigo é no tratamento de infertilidade. Nesse caso, o óleo de gérmen é geralmente vendido em forma de cápsulas e age beneficamente sobre os espermatozoides e óvulos, fornecendo nutrientes essenciais como vitamina E e zinco, que atuam na produção de hormônios sexuais, além de também prevenirem abortos e partos prematuros e regularem a menstruação. Mas vale consultar um médico para saber as doses ideais e para obter maiores informações.
Para consumo do óleo de gérmen de trigo, certifique-se de que ele é próprio para tal finalidade antes de ingeri-lo. E se você está procurando evitar o glúten fica atento. Apesar do gérmen de trigo em si não possuir glúten, ele pode se contaminar durante o processamento.
Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão de contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento nos encanamentos. Portanto, em caso de descarte, procure pelo local correto para esses produtos, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais